Skip to main content
Não categorizado

Otimizações do Feed XML para Google Shopping

By março 7, 2018janeiro 29th, 2024No Comments
Feed XML para Google Shopping

:: Objetivo ::

O objetivo deste artigo é esclarecer alguns pontos sobre otimização do feed, para que você possa ajustar em seu website e aumentar ainda mais a performance de suas campanhas de Google Shopping

:: Otimização do Feed para Google Shopping ::

Uma campanha de Google Shopping bem estruturada pode ter o dobro de retorno do que uma campanha mal estruturada. A performance dessa estrutura depende essencialmente de ter atributos como os títulos, imagens, descrições e as categorias, bem configurados.

Fazendo um paralelo com os anúncios de Texto na Rede de Pesquisa, os anúncios de Google Shopping tem um “Índice de Qualidade” baseado nessa estruturação e experiência da página de destino. Esses dois elementos em conjunto vão definir o quanto a mais ou a menos você vai pagar por cada clique para uma mesma posição no leilão.

Assim, quanto melhor os dados do Feed de Produtos, mais cliques ganharão e menos pagarão por eles, ou seja, mais performance e ROAS para suas campanhas.

Merchant Center

Os produtos que aparecem no Google Shopping ficam hospedados na plataforma do Google chamada Merchant Center. Ali o Google importa os dados de cada produto a partir de um Feed de Produtos que fica, comumente, hospedado no próprio e-commerce.

Dentro do Merchant Center é possível avaliar a qualidade dos dados que estão sendo importados do Feed de Produtos, além de eventuais erros e problemas mais graves. Essa plataforma é de propriedade do cliente e é essencial que você acompanhe as notificações de lá no mínimo 1 vez por semana.

Dados do Feed de Produtos

O Feed de Produtos importa dinamicamente dados como preço, imagem, valor e título do próprio e-commerce. Portanto, é essencial que o cadastro dos produtos seja cuidadoso para que a qualidade dos dados seja sempre excelente. Isso garante não só um SEO do site melhor, mas também a eficiência maior das Campanhas de Shopping.

O Feed de Produtos é dividido em Atributos e Valores:

Atributos são cada entrada de dados como [title], [brand], [color] e [price].
Valores são os dados inseridos para aqueles atributos como [Chuteira para gramado], [Nike], [azul] e [100].

Otimização do Feed para Google Shopping

Como Otimizar as Campanhas de Shopping

As sugestões abaixo devem ser trabalhadas dentro do próprio e-commerce. Algumas vezes basta apenas trocar poucas palavras e inserir fotos melhores, já outras é necessário uma ajuda no código.

  • Como já dito, é essencial que acompanhe semanalmente o Merchant Center para coletar os feedbacks que o Google oferece acerca da qualidade dos dados coletados. Entre as notificações a mais crítica é: produtos suspensos, pois estes não estão sendo exibidos em anúncios e podem levar a uma suspensão da Conta (veja mais informações sobre o Merchant Center aqui);
  • É essencial deixar o mais completo possível os dados de cada produto. Valores para os atributos opcionais, como estampas, gênero, material, tamanho, etc, aumentam muito a qualidade, portanto devem estar completos (veja todos os atributos que devem ser preenchidos aqui);
  • Uma Imagem vale mais que mil palavras. Essa frase é lei quando falamos de Google Shopping. Fotos boas não servem apenas para a navegação dentro do e-commerce, mas também garantem um destaque muito maior para seus anúncios. Então, investir em Fotos de Qualidade é tão importante quanto ter preços competitivos na hora do leilão do Google (veja diversas dicas e exemplos aqui);
  • Os valores de títulos descrições são uns dos mais importantes, então devem estar preenchidos seguindo as melhoras práticas e exemplos do Google. Verifique se estão muito curtos ou muito longos, se não estão com todas as letras maiúsculas e se descrevem o “nome comum + diferencial” do produto (veja as recomendações e excelentes exemplos para cada título e descrição). Esse ponto em especial é muito relevante também para o SEO;
  • Para promoções, é super importante colocar o preço promocional no feed, também. A importância de colocar preços promocionais serve justamente para não ficar atrás nos preços entre os concorrentes e marketplaces. Além disso, esse preço promocional vai aparecer nos anúncios de remarketing dinâmico. É bem simples, basta inserir o atributo [sale_price] (os detalhes para isso estão aqui).

Curtiu este artigo?

0 / 5 0 0

Your page rank:

Pareto

Author: Pareto - Conheça mais sobre o universo das IAs e do Marketing Digital. Acesse já o nosso acervo de conteúdos!

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.