Pagamento em Boleto vs Cartão

Um dos grandes desafios da Black Friday é o percentual de boletos não pagos, cujo volume tende a dobrar na data.

Sabemos da importância em se aceitar boleto bancário em seu e-commerce. Além de ser a opção favorita de alguns clientes mais receosos, essa forma de pagamento tende a aumentar o seu alcance, uma vez que cerca de um terço da população brasileira com mais de 16 anos não possui conta em banco.

No entanto, apesar de serem vários os motivos para que o consumidor opte pelo boleto bancário, a loja fica suscetível ao não pagamento desse boleto gerado.

Segundo os dados do nosso software Pareto.io, que gerencia mais de R$ 1bi em receita de e-commerce por mês, a taxa de boletos não pagos tende a dobrar na Black Friday. Ou seja, se sua loja possui uma quebra de boletos geral de 30%, na Black Friday ela pode chegar a 60%.

Dicas para Evitar Boletos Não Pagos

E como se planejar e reduzir esse gap entre receita captada e receita faturada? Separamos algumas dicas para você.

1. Vantagem para pagamento no Cartão

É muito comum encontramos vantagens para pagamento à vista, com boleto. Tente trazer essa vantagem para o cartão. Ao invés de 5% no Boleto, ofereça 5% no cartão de crédito.

Outra opção interessante é presentear o seu cliente com um voucher para a próxima compra. Por exemplo: caso o cliente opte pelo pagamento em cartão, ele ganha um cupom de R$ 20 reais ou frete grátis na compra seguinte. Além de estimular o pagamento no cartão, essa estratégia incentiva a recompra.

2. Aceitação de Dois Cartões

Um dos principais motivos para a utilização do boleto – especialmente na Black Friday – é a falta de limite no cartão de crédito. Ao aceitar o pagamento em mais de um cartão, você motiva o cliente a comprar no momento. Uma vez que ele poderá optar por dividir o valor da compra entre seus cartões, sem estourar o limite.

3. Diversifique os Meios de Pagamento

Aceite todos os meios de pagamento que puder: cartão de débito, parceiros de cashback, PicPay… Mais do que diversificar as opções, esses parceiros possuem um nome consolidado no mercado, trazendo credibilidade para a sua loja. Assim, auxiliando em evitar um outro motivo para a opção pelo boleto: a falta de confiança na loja.

4. Lembre do Boleto

A verdade é que muita gente esquece de pagar o boleto. Por esse motivo, é importante fazer pelo menos um contato, lembrando que o boleto ainda está com o pagamento pendente. Pode ser por e-mail, SMS ou até WhatsApp. Ah, lembre-se de sempre ser simpático nesse lembrete – afinal, você não quer que o cliente se sinta intimidado a pagar.

5. Vencimento

A quinta dica é: reduza ao máximo o vencimento do seu boleto, o ideal é um dia útil. Dessa forma você ainda terá o elemento de impulso na compra, dando uma janela menor para o cliente desistir da compra.

Porém, caso ele não pague o boleto, não deixe de contactá-lo, dando a opção de gerar um novo boleto ou, até mesmo, viabilizando a troca da forma de pagamento.

 

Conclusão

Lembre-se: essas são algumas possibilidades para a sua loja virtual, que podem ser aplicadas dentro e fora da Black Friday. Independente de usá-las, é muito importante monitorar a sua taxa de desistência, inclusive entre diferentes canais de vendas.

Se você ainda não sabe quais são os canais que te trazem o melhor retorno faturado, não se preocupe que ainda dá tempo! Acesse o site pareto.io e conheça nossos serviços de Dashboard.

 

Não deixe de acessar nossa sessão com todos os artigos sobre Black Friday!

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Bitnami