Introdução

Apesar da Black Friday já ser uma data consolidada no calendário do varejo, nos últimos anos, clientes com foco em captação de Lead também têm se beneficiado nesta data. Por isso, separamos algumas dicas de como atingir melhores resultados neste período.

O foco dessa data deve ser aumentar significativamente sua base de leads em um curto espaço de tempo. Oferecendo oportunidades interessantes para seu público-alvo, trabalhando na melhor abordagem e segmentando seus anúncios para quem tem maior potencial de conversão, essa tarefa fica mais fácil!

A seguir, confira as nossas dicas para planejar sua Black Friday.

Adapte a Comunicação de Acordo com o Público

No mundo digital sabemos que há diferentes públicos a nível de conhecimento da marca. Isto quer dizer que um público A, por exemplo, teve contato com a marca apenas uma vez. Já o público B conhece, mas precisa de algum estímulo para virar cliente.

Por isso é necessário que a comunicação, criativo e copy,  seja diferente para cada tipo de público. Ou seja a maneira que você irá comunicar com a pessoa que teve contato pela primeira vez com a marca deve ser diferente da pessoa que já a conhece, mas precisa de um esforço diferente para, enfim, virar consumidor da marca. 

Uma dica que você pode aproveitar é oferecer um benefício extra para aquele público que está quase virando seu cliente. Pode ser que seja este o fator determinante para sua conversão.

Seja claro nas Ofertas e ofereça Benefícios Extras

Mais do que nunca, na Black Friday sua oferta precisa estar explícita. Não só isso, mas o cliente deve percebê-la de uma maneira diferente dos benefícios tradicionalmente ofertados.

Por exemplo, um cliente do setor de educação que normalmente oferece desconto na primeira mensalidade, pode oferecer durante a BF um percentual de desconto maior e ainda o material didático grátis.

Faça uma Landing Page para a BF

Ter uma LP dedicada para essa data é uma estratégia que também contribui para que seu usuário perceba esse momento de Black Friday como uma oportunidade imperdível. Prepare uma LP que além de mostrar os benefícios e diferenciais do seu negócio, dê grande ênfase na oferta e na escassez envolvida nesse período de Black Friday.

Reative Bases Antigas

A concorrência pela atenção do público na Black Friday é maior do que em qualquer outra época do ano. Dessa forma, é preciso que você seja o mais assertivo possível na definição do seu público. Por isso, uma dica é reativar listas de remarketing neste período. Segue alguns exemplos que você pode utilizar neste período:

– Quem acessou a Home Page, mas não preencheu formulário
– Usuários com tempo de sessão acima de 30 segundos (o tempo em si, deve variar de acordo com o histórico do seu site)
– Listas de e-mails de antigos clientes

Foque em Conteúdo

Durante a Black Friday, você também pode aumentar sua base através da disponibilização de conteúdos (ebooks, webinars). Inclusive, caso seu negócio de alguma forma possa ajudar grandes varejistas durante a Black Friday (oferecendo um serviço relevante), por que não fazer um conteúdo sobre o tema?

Por exemplo, um cliente que oferece um CRM para gestão financeira pode preparar um conteúdo com dicas de como calcular as promoções ideais para a Black Friday sem que isso afete a saúde financeira do negócio.

Neste período, seu conteúdo será mais relevante quanto mais a ver com a data. Aproveite também para incrementar o conteúdo orgânico do seu blog com posts relacionados com o tema.

Crie uma Relação Próxima com seu Cliente

Nada melhor do que um cliente satisfeito para apresentar seu produto para possíveis clientes. Por isso, a Black Friday pode ser um ótimo período para estreitar ainda mais a relação com seus clientes além de aumentar sua base de leads.

Um exemplo clássico é a estratégia utilizada por aplicativos de delivery. Cada usuário tem seu próprio cupom desconto, quando outro usuário se cadastra com aquele cupom, ambos ganham desconto.

Faça campanhas de Lead Instantâneas (Lead Ads)

As campanhas de Lead Ads (formulários preenchidos na própria plataforma de anúncios) se destacam pela facilidade do usuário preencher o lead sem precisar sair da plataforma de anúncios.

Por isso, esta é uma boa estratégia para aumentar a sua base de leads neste período, se caracterizando por ter um custo de conversão mais barato do que o preenchimento do lead direto em um site. Você pode utilizar esta estratégia combinada com outras citadas acima, como a oferta de conteúdo neste período.

 

Essas foram algumas dicas para planejar a Black Friday de modo a aumentar o volume de leads da sua empresa. Confira alguns outros artigos que preparamos sobre o tema:

Como preparar uma base de clientes para Black Friday?

Principais Métricas para acompanhar durante a Black Friday

 

Aproveite, também,  para conferir um conteúdo do nosso parceiro PhoneTrack sobre a importância do telefone no período de Black Friday no blog da Phone Track.

 

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Bitnami