Best Practice

Ajuste de Lance por Gênero3 min read

By dezembro 26, 2018 No Comments
Tempo de leitura: 3 minutos

::O QUE É O AJUSTE DE LANCE POR GÊNERO::

Esse artigo tem como objetivo explicar um pouco mais sobre o ajuste de lance por gênero e como o Quantic pode fazer isso para você.

Você já parou para pensar como a maioria dos seus clientes é homem ou mulher e muito dificilmente é 50% exatamente de cada sexo? Pois é, no Ads, temos acesso a essas informações. Mas como vamos aproveitá-las para otimizar as campanhas?

Com o ajuste de lance por gênero podemos alterar o valor dos lances para homem, mulher e/ou desconhecidos, personalizando cada um dos grupos, de acordo com a sua performance. Os desconhecidos são as pessoas que o Google não conseguiu identificar o gênero com confiança estatística, então nesse grupo pode conter tanto homens quanto mulheres.

Através dos dados das suas campanhas, podemos ter dados para aumentar ou reduzir esses lances, baseado na métrica que tem como objetivo, seja CPA ou ROAS. Por exemplo, digamos que eu tenha um e-commerce de roupas masculinas, e acredito que meu público alvo que mais converte são os homens. Para confirmar isso, posso analisar os dados que o Google Ads me traz, e aumentar o lance para homens, caso esses sejam os que mais convertem, e reduzir os lances para mulheres, caso elas sejam um público onde o retorno para o meu site seja baixo.

Fazendo esses ajustes, conseguimos ter mais eficiência nas nossas campanhas, já que oferecemos o valor condizente para os lances das palavras-chave, evitando desperdícios.

Vale ressaltar que esse ajuste é válido para as campanhas de Search, Display e Vìdeo.

::O QUANTIC::

O mais interessante é que realmente precisamos analisar todos os casos com cálculos e sempre com a confiança estatística, porque muitas vezes o que achamos não é o melhor em termos de resultado e performance para a conta. E é aí que o nosso robô Quantic entra, ele faz a varredura dos dados relativos às campanhas e consegue oferecer sugestões automáticas de modificações para cada gênero, a fim de não desperdiçarmos dinheiro em públicos que não estão trazendo retorno para o negócio. E também, aproveitar oportunidades, oferecendo um valor maior caso o gênero tenha um desempenho muito superior.

Quando é definido que um gênero não está se saindo bem, podemos aplicar um percentual de redução de lance para ele, sendo que esse percentual pode chegar até -90%. Caso o gênero seja muito ruim para o grupo de anúncio que estamos analisando, podemos remover o gênero em questão e impedir que nossos anúncios apareçam para aquele público. Também é possível aplicar um ajuste de lance positivo, definindo um percentual de aumento a partir do lance base. Por exemplo, se seu lance para determinada palavra-chave é de R$0,80, você pode aplicar um aumento de 20% para mulheres em determinado adgroup. Neste caso, seu lance iria passar a ser de R$0,96 somente para mulheres.

Esse tipo de ajuste é feito a nível grupo de anúncios, e cada um pode performar diferente, dependendo do produto. Então, é recomendado que cada um seja analisado separadamente dos outros, a fim de termos a melhor performance possível para a conta.

::GOSTEI! COMO EU FAÇO ESSA ALTERAÇÃO?::

Ao entrar no seu workflow do Quantic, veja se apareceu uma card automática sobre ajustes de lance para gênero como essa aqui na coluna “Inbox”:

Se apareceu, é só arrastá-la para a coluna “Done” ou apertar em “Executar” que o ajuste será feito automaticamente! Se ainda não apareceu, fique calmo, pois nosso robô ainda está coletando informações da sua conta e só criará a card quando tiver certeza que será uma excelente oportunidade para você. =)

Leave a Reply

Bitnami