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Ajuste de Lance por Renda4 min read

By dezembro 26, 2018 No Comments
Tempo de leitura: 3 minutos

::O QUE É O AJUSTE DE LANCE POR FAIXA DE RENDA::

Esse artigo tem como objetivo explicar um pouco mais sobre o ajuste de lance por faixa de renda e como o Quantic pode fazer isso para você.

Quando montamos um negócio, pensamos exatamente no público que queremos vender ou anunciar, não é verdade? Mas no Marketing Digital, é possível direcionar meus anúncios com exatidão para o melhor público possível? A resposta é Sim!

Com o ajuste de lance por faixa de renda podemos alterar o valor dos lances para públicos de diferentes faixas de renda, assim cada um tem um lance personalizado, de acordo com a sua performance. Os desconhecidos são as pessoas que o Google não conseguiu identificar qual faixa pertence com exatidão.

As faixas de renda familiar presentes no Ads são:

  • 10% com maior renda
  • 11 – 20%
  • 21 – 30%
  • 31 – 40%
  • 41 – 50%
  • 50% com menor renda
  • Desconhecida

Baseado na métrica que temos como objetivo, seja CPA ou ROAS, teremos dados suficientes para aumentar ou reduzir os lances de cada um desses grupos, e chegar em um ponto ótimo da performance da sua conta. Para potencializar ainda mais a otimização da sua conta, podemos juntar o ajuste de lance da faixa de renda, com gênero e idade, por exemplo. Se quiser saber um pouco mais dos outros dois ajustes só procurar aqui no blog que a gente te explica! 🙂

Agora vamos para um exemplo prático de como aplicar esse ajuste de lance nas suas campanhas: vamos imaginar que temos um e-commerce de jóias, com o ticket médio alto. Analisando a faixa de renda que mais converte encontramos a de 10% com maior renda, então podemos dar um lance positivo para esse grupo, e aumentar as impressões dos meus anúncios somente para esse grupo. Nessa mesma análise, verifiquei que o grupo de 50% com menor renda tem um custo elevado, porém não faz nenhuma compra no meu site. Então, posso reduzir os lances para eles e pagar menos no clique deste grupo.

Fazendo esses ajustes, conseguimos ter mais eficiência nas nossas campanhas, já que oferecemos o valor condizente para os lances das palavras-chave para cada grupo em específico, evitando jogar dinheiro pelo ralo. Esse tipo de ajuste pode ser feito nas campanhas de Search, Display e Vídeo, ficando de fora apenas a de Shopping.

::O QUANTIC::

O mais importante é que realmente precisamos analisar todos os casos com cálculos e claro, com confiança estatística, porque muitas vezes o que achamos não é o melhor em termos de resultado e performance para a conta. E é aí que o nosso robô Quantic entra, ele faz uma análise minuciosa dos dados presentes nas campanhas e consegue oferecer sugestões de ajustes para cada faixa, a fim de não desperdiçarmos dinheiro em públicos que não estão trazendo retorno para o negócio. E também, aproveitar oportunidades, oferecendo um valor maior caso uma faixa de renda específica tenha um desempenho muito superior.

Quando o robô encontra uma faixa que gasta muito, porém não converte, ele sugere automaticamente a implementação de um percentual de redução que vai até -90%, ou até mesmo remover o grupo em questão das campanhas. Nesse último caso, nossos anúncios não aparecem para a faixa removida. Por outro lado, se o robô encontra uma faixa que converte muito, podemos dar um lance positivo para ela, para garantir que nossos anúncios sempre apareçam. Por exemplo, se seu lance para determinada palavra-chave é de R$1,00, você pode aplicar um aumento de 20% para o público com renda 11-20% em determinado grupo de anúncios. Neste caso, seu lance iria passar a ser de R$1,20 somente para eles.

O ajuste de faixa de renda é feito a nível adgroup, e é importante analisar cada um separadamente, pois cada caso é um caso.

::QUE LEGAL! MAS COMO EU FAÇO ISSO?::

Ao entrar no seu workflow do Quantic, veja se apareceu uma card automática sobre ajustes de lance para faixa de renda como essa aqui na coluna “Inbox”:

Se apareceu, é só arrastá-la para a coluna “Done” ou apertar em “Executar” que o ajuste será feito automaticamente! Se ainda não apareceu, fique calmo, pois nosso robô ainda está coletando informações da sua conta e só criará a card quando tiver certeza com confiança estatística que um grupo merece um lance, seja ele positivo ou negativo. =)

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