Introdução – como começar um blog post?

Que tal começar a escrever um artigo agora. O que você faria primeiro?

Estudar sobre o assunto, fazer um rascunho ou tomar um café?

Escrever um blog post não é tão simples quanto parece, mas também não precisa ser complexo!

Por isso, montamos um passo a passo para te ajudar a escrever mais rápido e, quem sabe, triplicar a sua velocidade de produção de conteúdos!

1) Comece pelo problema – O que tira o sono do leitor?

Antes de sair escrevendo, pegue um café, sente e pense no seguinte:

  • “qual é a dor que o meu leitor tem?”
  • “o que tira o sono do meu leitor?”
  • “o que ele quer resolver agora?”

Isso vai ajudar muito a direcionar a produção do artigo, pois vai ser focado no leitor e não no que você quer falar.

Vamos para um exemplo: o leitor quer saber como usar as datas comemorativas para criar promoções.

Então, seu artigo terá o seguinte conteúdo:

  • o uso de datas comemorativas para fazer promoções
  • passo a passo para desenvolver uma estratégia

Isso nos leva para… estrutura de tópicos:

2) Organize as ideias e ganhe tempo – Use tópicos e blocos

Uma das melhores formas de planejar um artigo é com tópicos. Isso garante uma agilidade e organização sem igual para a produção dele!

Aproveite o que foi feito no passo anterior e comece por criar tópicos da seguinte forma:

  1. Introdução: é possível usar as datas comemorativas para desenvolver estratégias de promoções
  2. Passo 1: escolhendo as melhores datas para o seu negócio
  3. Passo 2: elaborando promoções que impactam
  4. Passo 3: divulgando as promoções nas datas escolhidas
  5. Conclusão: estímulo para aplicar agora mesmo – “que tal começar agora mesmo?”
  6. Ideias: falar sobre black friday e trazer números sobre tipos de desconto

Muito simples, não? Veja o exemplo vivo de como ficou a estrutura deste artigo aqui!

blog post – estrutura de blocos

Só de fazer isso, você vai ter uma visão completa do artigo e do que será escrito nele.

Vamos ver, brevemente, o que colocar em cada parte:

Introdução

Capriche na introdução e seja sintético. Indique claramente o problema ou desafio que o artigo resolve e, se possível, fundamente isso com dados ou a opinião de um especialista.

Passos ou Dicas

Uma boa estrutura de artigo é dividido em Tópicos e Subtópicos. Você pode utilizá-los como X Passos, X Dicas, X Ideias ou, simplesmente, X Porquês.

Conclusão

Faça uma conclusão breve, mas estimulante. Você pode resumir o que foi dito ou estimular o leitor a executar alguma ação, como testar seu produto ou colocar em prática o que foi ensinado.

Ideias

Aqui será o seu rascunho. Você pode deixar sua mente fluir. Recorde e registre todas as possibilidades de abordagem daquele tema. Esses registros podem ser selecionados posteriormente para entrar no artigo.

3) Nada se cria, tudo se transforma… é isso mesmo?

Só de você pensar na estruturação do artigo e escrever sobre, você já está criando algo, mesmo que não seja assim tããão inovador.

Agora, não é por isso que você precisa fazer tudo do zero. Que tal transformar um pouco?

É uma boa prática pegar as melhores referências para produzir o melhor conteúdo possível.

Então, sugiro que procure no Google, em português e em inglês, no Wikipedia, no Youtube, no Google Imagens.. sobre o que vai escrever. Retire as melhores ideias e as registre. Elas podem ajudar muito a elevar a qualidade do seu conteúdo!

4) Tornando a leitura ULTRA fluída – Readability

É super importante que a leitura seja fácil e fluída! Isso vai permitir que o seu leitor fique mais tempo no blog e consuma seus conteúdos.

Algumas dicas para isso:

Palavras de Transição

Use e abuse de “então”, “mas”, “porquê”, entre outras, para facilitar a fluidez e conexão entre os parágrafos.

Legibilidade de Flesch

Existe um índice famoso chamado Flesch que indica o quão fácil está a leitura de um conteúdo. De acordo com os critérios dele, para facilitar a leitura, você pode utilizar palavras com poucas sílabas e frases curtas com menos de 20 palavras.

Comprimento do parágrafo

Use parágrafos curtos e sintéticos. Não existe regra para o máximo de linhas, mas é interessante quebrar o parágrafo a cada 3 ou 4 linhas. Outra dica é usar e abusar de subtópicos para separar os parágrafos.

Uma excelente ferramenta para testar sua legibilidade, caso use o WordPress, é o plugin do Yoast. Aqui tem um artigo bem completo sobre legibilidade.

5) Títulos Incríveis – Aumente seu resultado em 500%

“The difference between a good headline and a bad headline can be just massive. It’s not a rounding error. When we test headlines we see 20% difference, 50% difference, 500% difference. A really excellent headline can make something go viral.”

De acordo com o Peter Koechley, co-fundador do upworthy.com

Então, não é à toa que escolhemos o título como uma das principais dicas deste artigo! Este é um dos principais elementos para o sucesso de um blog post!

Faça um título ruim e afunde todo o trabalho realizado. Faça um título incrível e tire o máximo de proveito do conteúdo!

Tipo de Título para um post

Para criar o título, comece por definir o tipo dele:

  • Listas – ex: “5 passos para…”
  • O que é / Como – ex: “Como fazer…”
  • Perguntas – ex: “Qual a forma de…?”
  • Genéricos – ex: “Formas de…”

Prefira usar os tipos de Listas ou O que é / Como. Estes costumam ter os melhores resultados, segundo uma pesquisa da Conductor sobre as preferências de headlines.

Teste pelo menos 10 títulos diferentes

Uma boa recomendação é testar pelo menos uns 10 diferentes títulos para seu blog post. Escolha o melhor entre eles para utilizar e, se quiser, pode até fazer Testes A/B após a publicação dele.

Uma boa ferramenta para fazer estes testes, é o Headline Analyzer da Coschedule. Você pode testar diversas opções, receber dicas e ir registrando automaticamente cada teste com a avaliação da ferramenta.

blog-post-headline-analysis
Blog Post – Headline Analysis – Coschedule.com

6) SEO – Garanta que seu artigo seja encontrado no Google

SEO é um assunto bem extenso, mas vamos trazer apenas uma dica essencial para otimizar seu artigo para o Google.

Palavra-chave foco – pelo que você quer ser encontrado?

Uma das principais estratégias de SEO e Marketing de Conteúdo é usar os artigos para seu negócio ser encontrado no Google.

Então, ao escrever um post, pense para qual palavra ou frase você quer que ele apareça.

Usando o exemplo dado no início, algumas opções seriam: “datas comemorativas”, “como criar promoções”, “vender no dia das mães”.

Após definir a palavra-chave (ou “frase-chave”), utilize-a em seu título, headlines e conteúdo.

Ah! Recomendamos usar o Planejador de Palavras-chave do Google Ads para pesquisar a palavra-chave foco do seu blog post.

Quanto maior a previsão de volume de buscas para a palavra e menor a concorrência dela, mais fácil será para você atrair tráfego através do artigo!

Crie seu blog post agora mesmo – que tal agora?

Pronto! Você já tem o caminho das pedras! Que tal ir pegar um café e começar a escrever um artigo agora mesmo?

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