::O QUE É::

A campanha de Gmail é uma campanha de Display que roda somente dentro do Gmail. Os anúncios dessa campanha são aqueles que aparecem na parte de cima do menu da Caixa de entrada e alguns deles podemos expandir, assumindo o tamanho de um e-mail com vídeos e imagens. Por exemplo:

Formato Celular:

Formato Desktop:

::DIFERENCIAL::

Podemos fazer diversas segmentações de públicos nessa campanha, inclusive utilizar as listas de e-mails do seus clientes para serem impactados. Vale ressaltar que as campanhas de Display não são compatíveis com a lista de e-mail, somente a de Gmail. Então é uma baita segmentação para os seus banners aparecerem, não é mesmo?

Fora a lista de e-mail, podemos fazer as seguintes segmentações:

  • Públicos-alvo de afinidade: é um público que tem afinidade com o seu produto oferecido, por exemplo: digamos que eu tenho uma marca de roupa feminina seguindo sempre a tendência do momento, então posso selecionar o público de “Fashionistas” direto pelo Ads. Neste grupo, podemos selecionar tanto os grupos pré-moldados pelo Google Ads, quanto públicos personalizados pelo usuário.
  • Públicos-alvo no mercado: é um público que está procurando ativamente por um produto ou serviço como o seu, por exemplo, no mesmo exemplo anterior podemos selecionar o público de “roupas femininas”. Neste caso, podemos também personalizar um público ou usar os já fornecidos pelo Ads.
  • Palavras-chave: você pode selecionar algumas palavras-chave que sejam relevantes para o seu produto, e os anúncios aparecerão para quem tem interesse nelas.
  • Eventos importantes: podemos selecionar usuários que estão passando por algum momento importante em suas vidas, como por exemplo, casamento, mudança de casa, entre outros. Essa segmentação é ótima caso o seu produto tenha relação com algum evento importante.
  • Remarketing: podemos atingir pessoas que já visitaram seu site ou que já compraram. O diferencial nesse público é que podemos separar os públicos por páginas visitadas, visto que usuários que visitaram o carrinho tem mais chances de comprar seu produto do que os que visitaram só a home.
  • Público-alvo semelhante: são usuários semelhantes às suas listas de e-mails ou semelhantes às listas de visitantes do seu site.

::FORMATOS DE ANÚNCIOS::

Se você quiser fazer anúncio de Gmail, é bem fácil e não demanda muito trabalho da sua equipe de design. Os formatos se assemelham aos responsivos da rede de display, ou seja, colocamos duas imagens e um logotipo, e o Google ajusta o anúncio conforme a tela do usuário. Os formatos são os seguintes:

Imagem de marketing

Paisagem (1,91:1): 1200×628 (mínimo necessário: 600 × 314, tamanho máximo do arquivo: 1024 KB)

Quadrado: 1200×1200 (mínimo necessário: 300 × 300, tamanho máximo do arquivo: 1024 KB)

Logotipo

Quadrado: 1200×1200 (mínimo necessário: 144 × 144, tamanho máximo do arquivo: 150 KB)

 

Também podemos colocar uma imagem de cabeçalho, porém é opcional:

Imagem do cabeçalho

Imagem do cabeçalho (opcional): 1200×400 (mínimo necessário: 600 × 200, tamanho máximo do arquivo: 1024 KB)

 

Nesse tipo de anúncio podemos colocar título (até 25 caracteres) e uma descrição (até 90 caracteres), então se quiser escrever algo nas imagens, melhor não exagerar.

Viu como é mais simples fazer esse tipo de anúncio? Não precisamos de diversos formatos como na campanha de Display normal e temos diversas segmentações para fazer, agora é só testar na sua conta! 🙂

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Bitnami