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E-commerce

O Que É Catálogo de Produtos do Facebook Business

By fevereiro 2, 2023janeiro 28th, 2024No Comments
catalogo de produtos: imagem de uma mulher loira mexendo no celular com um notebook sobre a mesa e um catálogo de produtos do facebook aparecendo na tela

Ter um catálogo de produtos no Facebook Ads é de extrema importância para aumentar o seu alcance, expor os seus produtos e potencializar as vendas do seu negócio nas principais mídias sociais (Facebook e Instagram).

Outra grande vantagem  é que essa ferramenta do Facebook é gratuita, você não paga nada para manter esse espaço na maior rede social do mundo. Uma grande oportunidade para aumentar as suas vendas, sem precisar de estrutura física e investimento financeiro.

O Que É Catálogo de Produtos?

O catálogo de produtos, ou Catálogo do Facebook, é uma ferramenta que armazena os seus produtos com as informações que você deseja anunciar (fotos, descrição, endereço do site, valor etc) para que você possa vendê-los diretamente na própria rede social ou no Instagram.

Além da possibilidade de conectar o seu catálogo de produtos a diferentes tipos de anúncios, também é possível atribuir permissões para que outras pessoas ou empresas parceiras possam trabalhar no seu catálogo.

Você pode usar um catálogo com vários tipos e formatos de anúncios do Facebook, inclusive: anúncios dinâmicos e o formato do anúncio de coleção.

 

Modelo ilustrativo de um catalogo de produtos.Benefícios do Catálogo de Produtos do Facebook?

O catálogo do Facebook proporciona inúmeros benefícios para as empresas em comparação com os anúncios de catálogo de um e-commerce (extremo). Confira quais são os principais!

  • Monitorar todos os itens que compõem seu negócio e usá-los em seus anúncios com facilidade;
  • Exibir anúncios direcionados para pessoas que já mostraram interesse em seu negócio com anúncios dinâmicos;
  • Exibir seu inventário para pessoas em uma experiência imersiva em tela cheia em dispositivos móveis com anúncios de coleção;
  • Conectar um catálogo existente de outra plataforma (como o Google ou o WooCommerce) ao Facebook.

Noções Básicas do Catálogo de Produtos

Existem três partes principais que compõem um catálogo são elas Catálogo, Feed de Dados e Conjunto de Produtos.

Catálogo

Um repositório para todos os itens do seu inventário. Um catálogo requer um feed de dados antes de usá-lo em seus anúncios.

Feed de Dados

Feed de dados é um arquivo que contém os itens que você deseja anunciar. Ele é composto por várias colunas que contém informações sobre seus itens, como IDs exclusivos, preços, disponibilidade e muito mais.

O Facebook suporta os seguintes tipos de arquivo: CSV, TSV ou XML (RSS/ATOM). Você pode ter mais de um feed de dados em um catálogo. Saiba mais sobre como configurar seu feed de dados.

Observação: se você vender produtos ou voos, também poderá usar o pixel do Facebook para preencher automaticamente o seu catálogo. Saiba mais sobre como usar o pixel do Facebook para catálogos de produtos ou catálogos de voo.

Conjunto de produtos

Nada mais é do que um grupo de itens relacionados em um catálogo. Ao criar um conjunto de produtos, você pode filtrar seus itens pelos valores inseridos no seu feed.

Com os conjuntos de produtos, você tem mais controle sobre os itens específicos do seu catálogo que aparecem em seus anúncios. Você pode criar conjuntos de produtos com itens de diferentes feeds, contanto que estejam no mesmo catálogo.

Um catálogo pode ter muitos conjuntos de produtos diferentes. Saiba mais sobre como configurar um conjunto de produtos.

Tipos de Catálogo Suportados

  • E-commerce (produtos vendidos online);
  • Viagens (hotéis e propriedades de férias, voos ou destinos);
  • Imóveis (propriedades para aluguel e listagens de imóveis);
  • Automotivo (diferentes níveis do mercado automotivo);
  • Entretenimento e mídia (títulos de mídia como programas de TV, filmes e conteúdo de streaming).

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Formas de Anunciar Itens do Seu Catálogo do Facebook

Existem diversas formas de anunciar os seus produtos no catálogo do Facebook Business, cada uma proporciona uma vantagem diferente de acordo com o seu objetivo de marketing. Veja quais são elas!

  • Anúncios Dinâmicos: mostram produtos relevantes do catálogo para pessoas que já demonstraram interesse por eles online. Esses anúncios são associados automaticamente a itens do catálogo com eventos provenientes de um SDK ou de um pixel do Facebook;
  • Anúncios de Coleção: mostram quatro itens do seu catálogo sob uma imagem ou um vídeo. Os usuários conseguem tocar nos itens e pesquisar itens semelhantes ou saber mais informações;
    Anúncios em Carrossel: exibem múltiplas imagens ou vídeos, sendo cada um com seu próprio link. É possível escolher preencher os cartões do carrossel dinamicamente com itens do seu catálogo;
  • Anúncios com Etiquetas: promovem itens específicos no seu catálogo. Ao clicar nas etiquetas dos anúncios, as pessoas s~]ao direcionadas para a página de detalhes de um produto. Nessa página, elas podem saber mais sobre o item ou comprá-lo;
  • Anúncios Colaborativos: permitem veicular campanhas de vendas diretas. Assim, caso você tenha um parceiro comerciante, ele poderá compartilhar um segmento do catálogo dele com sua empresa.

Formas de Anunciar Itens do Seu Catálogo do Facebook

Saiba como amuniciar os itens do seu catálogo do Facebook na plataforma!

  • Lojas do Facebook: são uma espécie de vitrine para divulgar os seus produtos no Facebook e no Instagram. Elas são personalizáveis e também é possível marcar produtos do catálogo em publicações de Feed e Stories no Instagram com o recurso “Compras”;
  • Marketplace: é recomendável especificamente para vender veículos (automóveis) para um público local no Marketplace.

Como Criar Catálogo de Produtos no Facebook?

Embora não seja muito complicado configurar um catálogo do Facebook, muitos usuários ficam com dúvidas na etapa de criação do catálogo. Se você também tem essa dúvida, confira o tutorial para criar um catálogo de produtos no Facebook.

1. Acesse o Gerenciador de Negócios

Caso seja o seu primeiro catálogo de produtos, acesse o Gerenciador de Comércio do Facebook e clique no botão “Começar”.

2. Escolha uma Forma de Vender

Agora, você terá acesso a uma nova tela com duas opções e precisará escolher a opção “Criar um Catálogo”.

catalogo de produtos: imagem da tela do gerenciador de comércio indicando como criar um catálogo

3. Selecione o Tipo de Catálogo

Nesta fase, você deverá escolher o tipo de catálogo de produtos que atende a sua necessidade de negócio.

catalogo de produtos: imagem da tela do gerenciador de comércio indicando como criar um catálogo

4. Defina as Configurações do seu Catálogo

Aqui é o local para você adicionar algumas informações a mais para concluir seu catálogo.

Nesta página, você poderá carregar informações do seu produto ou conectar diretamente a uma plataforma de parceiro como Shopify, BigCommerce, entre outras.

catalogo de produtos: imagem da tela do gerenciador de comércio indicando como criar um catálogo

5. Selecione a Conta do Gerenciador de Negócios Correspondente ao Catálogo

Essa conexão desbloqueia mais maneiras de usar o catálogo, além da opção de selecionar uma conta pessoal, e permite que você atribua permissão a outras pessoas para trabalhar no catálogo.

Para selecionar uma conta do Gerenciador de Negócios, você deve ser um administrador da empresa.

6. Escolha um Nome para Seu Catálogo de Produtos

Depois de passar por todas as etapas, chegou o momento de definir um nome para o seu catálogo do Facebook e, em seguida, é só clica em “Criar”.

Modelos de Catálogos de Produtos do Facebook

Ficou curioso para saber como é visualmente um catálogo de produtos do Facebook? Veja alguns modelos que selecionamos em quatro categorias.

Catálogo de Produtos de Móveis

catalogo de produtos: imagem da página de catálogo de produtos da West Elm

Catálogo de Produtos de Artigos Domésticos

catalogo de produtos: imagem da página de catálogo de produtos de artigos domésticos

Catálogo de Produtos de Roupa Feminina

catalogo de produtos: imagem da página de catálogo de produtos de roupa feminina

Catálogo de Produtos de Veículos

catalogo de produtos: imagem da página de catálogo de produtos de veículos

Para saber como otimizas as suas melhores campanhas e divulgar o seu catálogo de produtos para um público qualificado, que realmente tem interesse no seu negócio, baixe o nosso Guia Definitivo Otimização de Mídia Paga.

Nele você encontrará as principais otimizações de campanhas divididas em 5 grupos (Orçamento, Anúncios, Públicos, Conversões/Lances e Estrutura de Conta) e mais uma dica bônus sobre Otimização de Campanha PMax do Google Ads.

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