Institucional

Como aumentar a produtividade com 9 dicas do CEO da Pareto7 min read

By janeiro 10, 2019 No Comments
Tempo de leitura: 6 minutos

Recentemente consegui bater meu recorde pessoal de horas de trabalho seguidas sem perder o foco. Não vou compartilhar (é claro!) o número de horas e minutos por um motivo: detesto empreendedor de palco! Estou a fim mesmo é de expor qual é o conjunto de ferramentas e metodologias para atingir tantas horas bem trabalhadas, de alta produtividade e pouca interrupção. Aliás, esta é uma pergunta que eu sempre escuto nas minhas palestras: “Ricardo, mas como você consegue trabalhar por tantas horas seguidas?” Vamos lá?! Não é difícil. É só ter vontade mesmo e seguir a rotina. Ah, juro que não vai ter dicas como: coma frutas, legumes… respire ar puro… É dica de verdade mesmo =)

Como aumentar a produtividade
Dica 1: Começando uma rotina.

Comece seu dia com meia hora de um curso incrível (e online). Além de despertar seu cérebro, você vai começar com uma sensação maravilhosa de estar à frente do outros. Uma rotina desta (ainda que 30 minutinhos) pode mudar a sua performance no longo prazo. Pense comigo: 30 minutos por dia dão mais de 180h de conhecimento num único ano, ou seja, é como se completasse uma pós graduação a cada dois anos! Mas pra não gastar seu tempo com qualquer coisa, vou recomendar a plataforma Edx (grátis), cuja proposta de valor consiste em te oferecer os melhores cursos das maiores Universidades do mundo TOTALMENTE de graça! Você só paga se quiser ter certificado! E, vamos ser sinceros, quem precisa de certificado? O importante é o conhecimento. Qualquer dia destes faço até um curso de medicina lá rs.

Como aumentar a produtividade
Dica 2: Metodologia Ágil

Ao iniciar o trabalho, não deixe de planejar minimamente seu dia. Categorizar todas as demandas em circunstanciais, críticas e urgentes é uma boa forma para trabalhar. Crítico significa importante, mas urgente é um “para tudo e faz agora”. Curiosamente, ao começar a categorizar as demandas, vai perceber que muitas interrupções são circunstanciais ou críticas, mas urgentes são realmente poucas. Isso significa que, em 90% dos casos, você vai poder dizer não para as demandas alheias e seguir com seu planejamento. Eu uso o kanbanflow (grátis) para planejar minha rotina. É metodologia ágil kanban, um verdadeiro sucesso por aqui.

Como aumentar a produtividade
Dica 3: Rastreamento de horas

Comece a medir o tempo que gasta em cada tarefa! É chato? Não! É muito maneiro! Para isso, eu recomendo o app Toggl (grátis). Inicialmente, usar o pomodoro do kanbanflow foi importante para eu pegar ritmo. Depois dele, o stopwatch do Toggl acabou sendo mais indicado para não me interromper a cada 25 minutos. Hoje consigo facilmente passar 5h focado e sem nenhuma interrupção. Isso, sem dúvida, é um avanço incrível. Aliás – quase que esqueço – na hora de medir seu tempo, evite micro projetos! Faça questão de categorizar suas horas em macro áreas para poder tirar conclusões claras no fim da semana. Assim você poderá ver exatamente em que está se dedicando. As primeiras semanas vão te surpreender! Você certamente vai ver que áreas sem nenhuma prioridade acabaram consumindo muito mais tempo do que imaginava. Este é um grande passo para a produtividade, meu amigo!

Como aumentar a produtividade
Dica 4: Brain Power Up!

Começou a fazer uma tarefa? Então potencialize sua concentração e performance com o brain.fm! Este é o app de inteligência artificial para composição de música (com foco em desempenho cerebral) mais avançado do planeta! Pode confiar: melhora mesmo! Sou fã do trabalho deles e realmente vejo um incremento notável de performance nas tarefas. Este é o white paper para você entender um pouco mais da tecnologia por trás desta incrível empresa.

1.

Como aumentar a produtividade
Dica 5: Domine suas mensagens. Não seja dominado.

É comum deixarmos que o Whatsapp, Slack, Facebook, e-mail e muitos outros canais nos distraiam ao longo do dia. Simplesmente estabeleça melhor as horas em que vai checar seus canais. Monte seu próprio plano. Seja a cada duas horas. 3 vezes ao dia. Ou sei lá como. Apenas controle o momento em que abrirá seus apps de mensagem. Caso contrário, seguirá refém das demandas alheias e não dominará seu tempo propriamente. Não serei ousado em te dizer que existe uma fórmula mágica aqui. Não sei se abrir os apps de mensagem apenas uma ou duas vezes ao dia realmente vai mudar sua produtividade. O que sei é que, como CEO, não posso ignorar a comunicação do meu time. Por isso, tenho que checar com mais frequência as mensagens. No entanto, estabeleço momentos certos para ler tudo o que chega pra mim, tendo assim mais domínio sobre as demandas. Tenha uma coisa em mente: para zonear seu dia basta permitir uma coisa errada só. A partir daí, vira efeito bola de neve.

Como aumentar a produtividade
Dica 6: Cadastre e monitore as interrupções.

Aproveite o kanbanflow para cadastrar cada uma das interrupções que tiver. Esta é uma dica simples para quem roda sempre um timer ao executar uma tarefa. Ao parar o contador por conta de uma interrupção, apenas cadastre o motivo dela. No fim do mês você saberá exatamente do que se afastar e onde tem que melhorar para se concentrar mais.

Como aumentar a produtividade
Dica 7: Evitando a luz azul

Pesquisas recentes sugerem que a luz azul, apesar de durante o dia dar um boost em atenção, tempo de reação e até humor, são péssimas para seu cérebro nas horas que precedem seu sono. A causa é o fotorreceptor em seus olhos, chamado Melanopsina. Este receptor é sensível a uma estreita faixa de luz azul na gama 460-480nm que pode suprimir a produção de melatonina – o hormônio responsável por seus ciclos de sono saudáveis. Estatisticamente, aquela brincadeira no tablet ou no celular antes de dormir pode encurtar seu sono numa média de 1h! Para evitar este tipo de problema, eu uso o app Twilight (grátis). Caso queira ler um pouco mais sobre o assunto, segue um artigo de Harvard Medical School.

Como aumentar a produtividade
Dica 8: Meditação pré sono.

Eu sempre quis meditar, mas nunca consegui. Sou uma pessoa muito inquieta, incapaz de atingir o tal estado mágico em que você descansa em poucos minutos rs. Mas este app me ajudou a mudar de vez esta situação. O Mindroid é um aplicativo de modulatin brain waves que fazem seu cérebro entrar num estado de relaxamento rápido, cerca de 20 minutinhos. Comigo, em apenas 30 dias, meu sono profundo aumentou em 56.41% (segundo Sleep as Android)! Com pouca pesquisa você conseguirá descobrir alguns bons estudos comprovando o efeito positivo das modulating brain waves. Pra mim, vem funcionando muito bem.

Como aumentar a produtividade
Dica 9: Durma como um Android.

Após a meditação do Mindroid, meça seu sono com Sleep as Android. O aplicativo vai ajudar você a entender melhor seu déficit de sono, taxa de sono profundo, irregularidades e até se está roncando. É um app incrível para maníacos por brain performance como eu. Em pouco tempo você vai ter dados suficientes para concluir, com um simples ensaio estatístico, o impacto do sono profundo na sua produtividade diária. Sim, meu amigo, você poderá dizer, com 95% de confiança estatística, que consegue um boost de x% em produtividade a partir de uma melhor hora para dormir ou mesmo do percentual de sono profundo. Minha dica é medir seu sono e produtividade (em horas) por 30 dias e depois adicionar em outros 30 dias as variáveis que quer provar em seu ensaio. Com os dados em mãos, basta fazer as contas e conseguirá ver as correlações matemáticas. Bem simples, não? E é assim que eu concluo minhas dicas para você!

Espero muito que tenha gostado. Comenta aí embaixo as doideiras que você já fez tentando aumentar sua produtividade! Bom, são 3:52h e o Sleep as Android está me dizendo que já passei 1:42h da hora ótima recomendada para eu me deitar. Portanto, fui!

OBS. Não estou brincando. Veja abaixo a recomendação de hora para dormir para otimizar minha performance de REM.

Ricardo Barros

Ricardo Barros

Ricardo Barros é fundador e CEO da Pareto Group, uma das adtechs líderes na América Latina em inteligência artificial para campanhas de links patrocinados e ganhadora de prêmios internacionais de inovação em publicidade digital.

Leave a Reply

Bitnami