Skip to main content
Analytics e BI

Como Criar uma Conta no Google Analytics

By November 1, 2018January 29th, 2024No Comments
Conta no Google Analytics

Neste tutorial você vai aprender o passo-a-passo para criar uma conta no Google Analytics e assim acompanhar de perto as métricas do seu site!

Passo 1/5

Entre no site do Google Analytics:  analytics.google.com

Se você estiver conectado a uma conta de e-mail do Google, a página do Google Analytics já vai se abrir automaticamente. Senão, basta fazer o login com uma conta do Gmail para ser redirecionado para a página do Analytics.

Atenção: Se você estiver logado com uma determinada conta do Gmail e queira fazer o cadastro no Analytics com outra conta, basta fazer logout e entrar novamente.

Passo 2/5

Lá você deverá clicar no botão “Inscrever-se”.

Lá você deverá clicar no botão “Inscrever-se”.

 

Passo 3/5

Agora é hora de preencher algumas configurações da sua conta:

  • Nome da Conta (por exemplo, algo como “Analytics Restaurante X”)
  • Nome do Website – Nome do website que você irá analisar (por exemplo, “Site do Restaurante X”). É possível analisar diferentes domínios com a mesma conta, por exemplo o caso de uma empresa possuir o site principal e um blog.
  • URL do Website – É o endereço eletrônico do site que pretende analisar (por exemplo, https://restaurantex.com.br).
  • Categoria do Setor – É o setor em que sua empresa está inserida (por exemplo, Alimentos e Bebidas). Essa informação não é obrigatória, mas com ela você vai poder ter acesso à relatórios de “Comparativo de Mercado” com outras empresas do setor.
  • Fuso Horário – É importante selecionar corretamente o fuso horário para poder analisar o comportamento dos visitantes do seu website.
  • Configurações do Compartilhamento de Dados – Essas configurações ficam a seu critério, e referem-se à permissão ou não do Google analisar seus dados. Todas as opções estão bem detalhadas no site.

 

Configurações do Compartilhamento de Dados – Essas configurações ficam a seu critério, e referem-se à permissão ou não do Google analisar seus dados. Todas as opções estão bem detalhadas no site.

Passo 4/5

Clique no botão Get Tracking ID (ou Obter ID de Acompanhamento). Você deverá aceitar os termos de compromisso do Google Analytics. Clique para prosseguir.

Passo 5/5

Agora você já estará na página de Administrador do Google Analytics. Nela, será exibido o seu ID de Acompanhamento e o Código de Acompanhamento. Esse código de acompanhamento é de extrema importância, e deverá ser colado em todas as páginas do site que pretende analisar. Para fazer isso, existem algumas opções:

  • Se você possui conhecimento básico de programação, conseguirá facilmente inserir o código de acompanhamento do Google Analytics em todas as páginas do seu site.
  • Solicitar ao programador do seu site para fazer esse processo, ou contratar um especialista para isso.
  • Caso seu site seja WordPress, existem plug-ins do Google Analytics que facilitam essa instalação.
  • Você também pode utilizar o Google Tag Manager, que é um software gratuito do Google que permite fazer a integração do seu site com o Google Analytics de forma mais fácil através de Tags.

 

ID de Acompanhamento e o Código de Acompanhamento

Pronto! Com esse código de acompanhamento inserido em todas as páginas, o Google Analytics passará a contabilizar as métricas importantes para a análise do seu site.

Curtiu este artigo?

0 / 5 0 0

Your page rank:

Pareto

Author: Pareto - Conheça mais sobre o universo das IAs e do Marketing Digital. Acesse já o nosso acervo de conteúdos!

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.