Skip to main content

Como Funcionam as Correspondências de Palavras-Chave

By março 7, 2018janeiro 29th, 2024No Comments
Correspondências de Palavras-Chave

Introdução

Neste artigo, apresentaremos como funcionam os 4 tipos de correspondências de palavras-chave, que são a base de campanhas da rede de pesquisa no Google Ads.

Sabemos que as palavras-chave são as responsáveis por ativar os anúncios na rede de pesquisa do Google. Mas, antes de você ver todas as palavras-chave que existem na sua campanha, primeiro é preciso explicar o que são correspondências de palavras-chaves e quais os tipos existentes.

Correspondências de palavras-chave são como elas estarão dispostas nos termos de busca dos usuários do Google. Assim, os tipos de correspondência de palavra-chave são fundamentais para controlar quais pesquisas no Google podem acionar seu anúncio.

Em geral, quanto mais ampla a opção de correspondência de palavra-chave, maior o tráfego em potencial da palavra-chave. Por outro lado, quanto mais restrita for a opção de correspondência de palavra-chave, mais relevante será a palavra-chave para a pesquisa da pessoa.
Entender essas diferenças pode ajudar você a escolher as opções certas e melhorar seu retorno sobre investimento.

Correspondência Ampla

A correspondência ampla é o tipo de correspondência de palavra-chave onde se espera um maior alcance de seus anúncios. Isso ocorre pois com o uso de palavras amplas, os anúncios poderão ser exibidos em pesquisas que incluem, além dos erros ortográficos, sinônimos, pesquisas relacionadas e outras variações relevantes. Até mesmo nomes de concorrentes podem aparecer em seus termos de busca com o uso de palavras-chave na correspondência ampla.

  • Exemplo de palavra-chave: chapéus femininos
  • Exemplo de pesquisa que pode ativar o anúncio: comprar chapéus de mulher

Por ser um tipo de correspondência que tem um alcance maior, o que muitas vezes é desejado, é importante tomar cuidado com seu uso. Monitore os termos de busca que estão ativando seus anúncios e identifique possíveis termos desqualificados, que deverão ser incluídos como palavras-chave negativas.

Correspondência Ampla Modificada (será descontinuada em Julho de 2021)

Utilizando esse tipo de correspondência, os anúncios podem ser exibidos em pesquisas que contenham os termos de sua palavra-chave (ou pequenas variações aproximadas, mas não sinônimos), em qualquer ordem. Além disso, a busca do usuário pode conter mais palavras, e não apenas aquelas que foram configuradas.

  • Símbolo+palavra-chave – Sinal de +
  • Exemplo de palavra-chave: +chapéus +mulheres
  • Exemplo de pesquisa que pode ativar o anúncio: chapéus para mulheres

Aqui, vale destacar que se o termo de pesquisa fosse: “fotos de mulheres usando chapéus nos anos 60″, o seu anúncio também seria exibido. uma vez que os termos aparecem na pesquisa. Embora a intenção do usuário não tivesse nenhuma relação com o seu anúncio.

Pensando em melhorar a experiência do usuário, O Google está migrando essa correspondência para o tipo de Frase. Assim, a correspondência de palavra-chave ampla modificada (ou Broad Modified Match) passará a não existir mais a partir de Julho de 2021. Essa é uma forma de trazer um resultado mais preciso e relacionado com a intenção de busca do usuário. Para saber mais sobre essa migração, confira este outro artigo que preparamos com as atualizações de correspondência de palavras-chave.

Correspondência de Frase

Já na correspondência de Frase, os anúncios podem ser exibidos em pesquisas que são uma frase, ou seja, respeitam a ordem dos termos configurados. Além de englobar pesquisas com pequenas variações aproximadas dessa frase (como erros de português, falta de uma preposição ou plural).

  • Símbolo: “palavra-chave” – Aspas
  • Exemplo de palavra-chave: “chapéus femininos”
  • Exemplo de pesquisa: comprar chapéus femininos

Importante destacar que esse formato será amplamente utilizado após o fim da utilização da correspondência ampla modificada, sendo importante conhecer bem este formato.

A correspondência de Frase também passou por alterações que valem ser destacadas:

Antes não era possível incluir um termo no meio da frase de sua palavra-chave. por exemplo, se a pessoa buscasse por “chapéus de praia femininos”, o anúncio não seria exibido.

Com a mudança que se iniciará em Fevereiro de 2021, essa correspondência de frase passa a englobar as buscas com termos no meio da frase. Com isso, se o usuário pesquisar “chapéus de praia femininos” , seu anúncio passará estar habilitado a aparecer nos resultados.

Por isso, saiba que é importante incluir variações na ordem das palavras, quando essa ordem não interferir na qualificação da busca do usuário. No exemplo acima, caso a pessoa digitasse “femininos chapéus”, seu anúncio não seria exibido.

Então, avalie quando a inversão da ordem das palavras faz sentido para ser incluída como palavra-chave. E, assim, não perca em alcance de usuários que poderiam pesquisar em ordens diferentes. Confira detalhes dessa migração neste artigo.

Correspondência Exata

Neste tipo de correspondência de palavra-chave, queremos ser bastante específicos com as buscas que poderão ativar o anúncio. Assim, com o uso de palavras na correspondência exata, os anúncios poderão ser exibidos em pesquisas que sejam um termo exato e pequenas variações aproximadas desse termo exato (como erros de português ou plural).

  • Símbolo[palavra-chave] – Colchetes
  • Exemplo de palavra-chave: [chapéus femininos]
  • Exemplo de pesquisa: chapéus femininos

Conclusão

Agora você já conhece os diferentes tipos de correspondência de palavras-chave e como elas vão influenciar nas impressões dos seus anúncios no Google. É fundamental saber escolher a melhor correspondência de modo que os usuários corretos sejam atingidos pelo seu anúncio. Assim, sua conta de Google Ads terá melhor performance!

Resumindo o alcance potencial das correspondências:

Correspondência Exata: para Precisão
Correspondência Ampla: para Alcance
Correspondência de Frase e Ampla Modificada: para Equilibrar Ambos

Se você é cliente Pareto, não se preocupe que vamos selecionar as melhores palavras e correspondências para sua conta, trabalhando com a Estrutura Pareto! Com ela, buscamos aumentar o índice de qualidade de suas palavras-chave e a relevância dos anúncios.

Mas se ainda não é nosso cliente e quiser conhecer um pouco mais, entre em contato conosco!

Curtiu este artigo?

0 / 5 0 0

Your page rank:

Pareto

Author: Pareto - Conheça mais sobre o universo das IAs e do Marketing Digital. Acesse já o nosso acervo de conteúdos!

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.