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Definindo Minha Meta de Retorno sobre Investimento (ROAS)

By março 7, 2018 março 19th, 2018 No Comments

O que é o ROAS?

ROAS é o Return On Ad Spend, ou seja, o famoso ROI de publicidade. Pegamos toda sua receita advinda das campanhas e dividimos pelo custos das mesmas – temos o ROAS.

Por que trabalhar com meta de ROAS ao invés de CPA?

Custo por Aquisição (CPA) é apenas a divisão do custo pelo total de conversões. Ou seja, ignora-se o ticket médio de cada operação! Você pode ter um CPA caro vendendo produtos com ticket médio muito maior e, se otimizar por CPA Meta, irá penalizar seus resultados! Sempre recomendamos otimização por ROAS para quem trabalha com e-commerce.

É e-commerce? Roas! Seu ticket médio varia? Roas! Você gera lead e sua venda depende de um comercial? CPA!

Meta ROAS: Para Iniciantes

A forma mais simples de estabelecer um ROAS meta para suas campanhas é seguir a seguinte fórmula:

ROAS Meta = 1 / margem do meu negócio

Ou seja, se sua margem é de 33%, seu ROAS meta será de 3.

Meta ROAS: Para Intermediários

Caso você tenha margens bem diferentes por categoria de produto, você também pode criar meta de ROAS para uma!

Produto A = Margem de 33% = ROAS Meta de 3
Produto B = Margem de 20% = ROAS Meta de 5
Produto C = Margem de 10% = ROAS Meta de 10

Note que quanto maior for seu ROAS Meta, mais difícil será sua campanha. Empresas com boas margens possibilitam grandes vantagens competitivas na gestão das campanhas.

Montamos uma calculadora de ROAS usando o método acima. Use e abuse!

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1sWHepkBcmHJ-c1dMWmloK3LYKpFfn2_m_k0U5RyDHB8/edit#gid=0

Meta ROAS: Para Avançados

A calculadora de ROAS meta avançado é um pouco mais complexa. Para entender bem todos estes conceitos, criamos este vídeo explicativo. Ele explica detalhadamente cada um dos métodos e qual deles de fato é o melhor para o seu negócio.

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