Outros

Qual a Diferença entre usar as Conversões do Analytics e do Ads

By maio 2, 2018 No Comments
Tempo de leitura: 3 minutos

::QUAL CONVERSÃO USAR: GOOGLE ANALYTICS OU GOOGLE ADS::

Existem duas principais formas de acompanharmos as conversões do Google Ads: importando as conversões contabilizadas pelo Google Analytics ou configurando diretamente a conversão do Google Ads.

O caminho mais simples e fácil seria configurar as conversões no Google Analytics, já que é essencial para acompanhar os diferentes canais, e importar essa métrica para o Google Ads com alguns poucos cliques.

Então é só fazer isso, certo? Infelizmente, não!

Acompanhar as conversões pelo Google Analytics e pelo Google Ads pode gerar resultados para o anunciante muito diferentes.

::DIFERENÇA ENTRE AS CONVERSÕES::

Apesar de ser mais fácil configurar as conversões pelo Analytics, você terá menos conversões sendo contabilizadas, se comparado com o uso da Tag de Rastreio do Google Ads. Isso ocorre por uma questão de assistência entre diferentes canais, não que um esteja mais correto que o outro, mas eles demonstram métricas de diferentes pontos de vista.

Confuso? Calma! Explicaremos com detalhes começando com 1 exemplo:

Uma pessoa entra no site através de um anúncio do Google Ads, navega pelo site e sai. 3 dias depois ela vê um anúncio no Facebook do produto que visitou. Ela clica, volta ao site e compra. De quem foi o mérito da compra? Facebook ou Google? Foi dos dois, em maior ou menor grau, correto? Sim!

Agora, como isso se aplica com a tag de conversão do Google Ads e com as metas de conversão do Analytics?

::ATRIBUIÇÃO USANDO AS CONVERSÕES DO GOOGLE ANALYTICS::

Caso use do Google Analytics, ele vai atribuir aquela conversão apenas para um canal (Ads, Facebook, direto, orgânico, etc), como se fosse o único responsável pela compra. Ele escolhe o último canal sem ser o direto, que seriam as pessoas que já tinham a URL salva no navegador ou digitaram diretamente lá. Essa atribuição chama-se: Último Clique Não Direto.

Então, ao considerar as conversões dentro do Google Analytics você estará vendo apenas o último canal responsável pela conversão e não a participação dos demais, como por exemplo o que gerou o primeiro clique ao site. Dessa forma, quando você usa a conversão do Google Analytics dentro do Goole Ads você só verá as conversões que não foram impactadas por outros canais após o clique no Google Ads.

::ATRIBUIÇÃO USANDO AS CONVERSÕES DO GOOGLE ADS::

Por outro lado, o Google Ads não observa os outros canais fora dele. Isso significa que ele vai considerar a conversão tanto da pessoa clicou no anúncio e comprou em seguida, quanto da pessoa que clicou no anúncio, mas comprou por outro canal, como mostrado no nosso exemplo.

No caso ele vai atribuir a conversão para o último clique dentro da plataforma de anúncios. Isso garante que sua conversão sempre será contabilizada na devida campanha quando ela tiver passado por esse canal.

::QUANTOS % AS CONVERSÕES PODEM CRESCER AO MUDAR A TAG DE CONVERSÃO?::

Assim como a maioria das perguntas no marketing digital a resposta é: depende! Isso vai depender muito do processo de compra/conversão e do comportamento do seu potencial cliente. Nos casos de processos de compras mais longos, nos quais o usuário passa por várias interações com o site antes de converter, é possível que os dados de conversão aumentem em uns 35%.

Já no caso de processos de compra mais simples e rápidos, a diferença pode ser de apenas uns 7%. O valor pode ser maior que 35% ou menor que 7%, mas essa é uma boa média para você compreender como suas métricas podem ser afetadas.

::CONCLUSÃO: ACUMULE MAIS DADOS E OTIMIZE MAIS RÁPIDO COM A TAG DO GOOGLE ADS::

A recomendação é usar, sempre que possível, a tag do Google Ads para rastreio dentro da própria plataforma. Isso vai garantir que você enxergue todas as conversões que iniciaram e finalizaram através da plataforma. Com mais dados, você conseguirá otimizar mais rápido e melhor as suas campanhas.

Caso queira se aprofundar no assunto, vale observar a relação entre diferentes canais usando o Google Analytics. Você pode acessar esses dados acessando, na coluna da esquerda, Conversões > Funis Multicanal ou Conversões > Atribuição. Outra dica é avaliar os modelos de atribuição das conversões dentro do próprio Google Adds. Existem ótimas opções como Position Based e Data-Drive que podem melhorar a coleta dos seus dados para otimização.

 

Crédito do gif: https://gph.is/1cwrN1G

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Bitnami