Conheça um pouco sobre a Estrutura Pareto de Google Shopping, finalista do Google Premier Partner Awards nas Américas em 2018 e na América Latina em 2017!

Introdução

Sabemos da importância que as campanhas de Google Shopping tem na receita de um e-commerce. Para os clientes da Pareto de varejo, as campanhas de Google Shopping representam mais da metade da receita de Google Ads!

No entanto, além de uma boa otimização, é essencial que elas estejam em uma excelente estrutura para que tenham bons resultados. Afinal, ter uma excelente otimização em uma estrutura ruim, seria como colocar Gasolina Podium em um Fusca.

Mas afinal, o que é Google Shopping?

As campanhas de Google Shopping são um dos principais tipos de campanhas do Google Ads.

Focado para comerciantes, com elas é possível anunciar diversos produtos para vender na loja física ou virtual.

Os anúncios são veiculados na busca do Google, principalmente acima ou ao lado dos anúncios de Rede de Pesquisa.

Neste exemplo abaixo, para a busca beliche infantil, o Google exibiu vários cartões de anúncios do Google Shopping acima dos anúncios de Rede de Pesquisa e dos resultados orgânicos.

Google Shopping - Análise de Estrutura
Google Shopping – Análise de Estrutura

Apesar de aparecerem próximos, possuem um formato diferente dos anúncios tradicionais: ao invés da tríade clássica da Pesquisa: “Título, URL e Descrição”, o Shopping exibe: “Imagem, Título, Preço e Anunciante”.

Existem diversas variações dos anúncios de Google Shopping: algumas vezes podem aparecer avaliações, indicações de Liquidação ou outros elementos.

Intenção de Busca no Google Shopping

Uma das principais diferenças da campanha de Google Shopping e da clássica Rede de Pesquisa, é que na primeira não é possível segmentar os anúncios por palavras-chave.

Isso implica, para os anunciantes, em ter que dar um mesmo lance para quem busca por, por exemplo:

1) beliche

2) beliche infantil

3) comprar beliche infantil

Cada uma dessas buscas possuem uma intenção de compra bem diferente e, consequentemente, taxas de conversão e ROAS distintos.

Se você dá o mesmo lance para elas, estará pagando preços próximos para buscas que resultam em uma lucratividade bem diferente entre si.

Estrutura Pareto de Google Shopping

Entendendo esse desafio, a Pareto Group desenvolveu uma estrutura própria para suas campanhas de Google Shopping.

Este desenvolvimento foi muito rico, pois foi feito através de um vasto benchmarking e centenas de testes nas contas conectadas ao Pareto Quantic.

Com essa nova estrutura, tornou possível que gerenciássemos lances e orçamentos cruzando diversos dados dos Usuários e dos Produtos, como por exemplo:

1) Dados do Usuário:

a) intenção de compra

b) dados demográficos

c) hora do dia e dia da semana

d) dispositivo e localização geográfica

e) buscas por termos da marca próprios (veja mais neste artigo sobre campanha de marca)

f) buscas por termos da marca de concorrentes

2) Dados dos produtos do e-commerce:

a) desempenho de vendas e ROAS

b) preço e promoção

c) categorias e subcategorias

d) produtos destaques e sazonais

e) nível e estratégia de investimento no Google Ads

Com essa estrutura de Google Shopping, tivemos um crescimento expressivo de ROAS para nossos clientes.

Além disso, como dito no início, esse desenvolvimento também foi responsável por tornar a Pareto uma das 7 finalistas na Região das Américas na principal premiação do Google em 2018 para parceiros: o Premier Partner Awards!

As Campanhas

Antes de apresentar a estrutura, é importante indicar que ela pode ter variações de acordo com o volume de dados disponíveis.

Isso é importante, pois nossos estrategistas as criam de forma que o acúmulo de dados permita que o Pareto Quantic as otimize de forma eficiente e eficaz.

A Estrutura Pareto de Google Shopping é a seguinte:

1) Campanha: pareto.in.gsh – Etapa de Interesse

2) Campanha: pareto.de.gsh – Etapa de Decisão

3) Campanha: pareto.ac.gsh – Etapa de Ação

Cada uma serve para atingir os usuários em diferentes etapas do funil, de acordo com a intenção de sua busca.

Há ainda uma outra campanha que está em BETA para alguns clientes:

4) Campanha: pareto.ac.gsh.compe – Campanha Beta de Concorrentes

A 4ª campanha, ainda em BETA, tem por finalidade aumentar o investimento para usuários pesquisando por produtos dos e-commerces de concorrentes diretos.

Isso permite, para estratégias mais agressivas de expansão, trazer um excelente volume de conversões assistidas e crescimento de marca no médio prazo.

::Conclusão::

É importante destacar que a Pareto considera a estrutura da campanha tão importante quanto a estratégia de investimento e os algoritmos de otimização.

Por isso, possui equipes desenvolvendo constantemente as estruturas de cada tipo de campanha.

Ainda assim, se tiver sugestões, dúvidas ou críticas sobre suas campanhas, não hesite em falar com nosso time!

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