Como Funcionam as Extensões do Google Ads?

By outubro 3, 2019 No Comments
Tempo de leitura: 6 minutos

Nesse artigo, vamos apresentar as extensões de anúncio do Google Ads e como você pode usá-las ao seu favor!

Mas, o que são as extensões?

A dica já está no próprio nome! As extensões funcionam como um apêndice do seu anúncio, trazendo informações adicionais sobre a sua divulgação. Vamos analisar uma a uma!

Diferentes Tipos de Extensões

Quais extensões existem? O Google permite que você adicione até 10 extensões no seu anúncio! São elas:

  • Extensão de Sitelink
  • Extensão de Frase de Destaque
  • Extensão de Snippets Estruturados
  • Extensão de Chamada
  • Extensão de Mensagem
  • Extensão de Local
  • Extensão de Local de Afiliados
  • Extensão de Preço
  • Extensão de Aplicativo
  • Extensão de Promoção

Dentre todas, podemos destacar 4 extensões principais: Sitelinks, Frase de Destaque, Snippets Estruturados e Chamada. Elas podem ser aplicadas para qualquer negócio!

A seguir, vamos apresentar as principais extensões com maiores detalhes.

1. Sitelinks

O Sitelink pode ser considerado a principal extensão de anúncios. Com ele é possível aumentar em 100% o seu anúncio, proporcionando ao usuário uma variedade de escolha de links de direcionamento.

Abaixo, temos um exemplo de anúncio 100% aumentado devido ao uso de Sitelinks!

Imagem 1 – Anúncio da rede de pesquisa com 4 Sitelinks expandidos.

O uso de Sitelinks pode influenciar diretamente a probabilidade de venda, uma vez que o leilão do Google é uma disputa por Pixels. Ao adicionar até 4 Links clicáveis e dobrar a extensão do anúncio, a probabilidade de gerar um clique será maior, aumentando as chances de realizar uma venda ou lead.

Vamos ver como aproveitar ao máximo o potencial dos Sitelinks?

Para E-commerce

Se você é um e-commerce, existem diversas estratégias!

Top Sales

Que tal colocar em seus Sitelinks os produtos que mais venderam no seu site nos últimos dias? Um produto com um alto retorno de vendas ou uma taxa de conversão acima da média do seu e-commerce é uma excelente ideia de Sitelink. Você estará expondo ainda mais o seu melhor produto.

Associação granular

Esta associação permite trazer links específicos para cada grupo de anúncio. Veja um exemplo: a loja de Vestidos da Maria possui uma categoria chamada “ Vestido Longo”, que ela compra como palavra-chave na sua campanha. 

Ao entrar na loja online, o cliente se depara com 4 produtos dentro dessa categoria: Vestido Longo Branco, Vestido Longo de Bolinha, Vestido Longo Preto, Vestido Longo de Festa. Se a Maria adicionar os 4 produtos como Sitelinks, ela está permitindo que o cliente pule uma etapa e vá direto para o produto, sem passar pela página da categoria.

Promoções Sazonais

Além dos próprios produtos, adicionar Sitelinks com datas promocionais é uma estratégia muito eficaz! Épocas como a Black Friday, Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Namorados podem ter páginas específicas com produtos especiais ou em promoção que atraem o clique de um possível cliente.

Outras Aplicações

Mas, e se eu quero gerar Leads e tenho apenas uma página. O que eu posso fazer?

A sua melhor opção é aproveitar o Sitelink como espaço de divulgação! Coloque elementos de autoridade, explique as vantagens do seu serviço, atraia o clique do usuário com uma comunicação mais chamativa e aproveite ao máximo os caracteres disponíveis! Falando em caracteres, que tal ver os dados mais técnicos?

Texto Principal – Até 25 Caracteres;
Descrição 1 – Até 35 Caracteres;
Descrição 2 – Até 35 Caracteres.

Em uma extensão de Sitelink, você pode ainda:

  • Colocar uma URL específica para quem acessa via dispositivo móvel
  • Adicionar uma programação (Ex. aparecer apenas no horário comercial)
  • Escolher uma data de início e término (Ex. Colocar ativo apenas na sexta-feira da BlackFriday).

2. Extensão de Local

O principal objetivo desta extensão é mostrar a localização das lojas físicas no seu anúncio. Para adicioná-la, você precisa ter uma conta no Google Meu Negócio, com o cadastro dos endereços das lojas físicas, horário de funcionamento, dentre outras informações.

Dessa forma,ao imprimir um anúncio, o local físico mais próximo será destacado através da extensão. Essa é uma boa forma de atrair o cliente também para as lojas físicas!

Veja um exemplo de anúncio com extensão de local.

Imagem 2 – Extensão de local em destaque em vermelho.

3. Extensão de Preço

Apesar de pouco utilizada, a extensão de preço tem um papel interessante!

Com ela, é possível apresentar até 7 produtos da sua loja diretamente no anúncio. Veja um exemplo na imagem 3 a seguir.

Imagem 3 – Anúncio da rede de pesquisa expandido após a visualização da extensão de preço.

Clicando na opção “Mais”, os demais produtos presentes nessa extensão de preço irão aparecer expandidos. Dessa forma, o seu cliente pode identificar quais produtos que você comercializa, o preço e uma breve descrição antes mesmo de navegar pelo site!

4. Extensão de Aplicativo

Essa extensão é limitada aos clientes que possuem um aplicativo que atua em conjunto com as divulgações da rede de pesquisa.

Por exemplo, se você vende bilhetes de avião online e também possui um aplicativo para esse serviço, é muito interessante divulgar o seu App no próprio anúncio. Assim, o usuário pode optar em fazer o download do App.

Esse tipo de extensão só será habilitada em dispositivos móveis, uma vez que para baixar o App é preciso estar usando um smartphone ou tablet.

Veja o exemplo a seguir, onde aparece a extensão para download do aplicativo.

 Imagem 4 – Anúncio impresso no dispositivo Mobile com a extensão de app em destaque.

5. Extensão de Frase de Destaque

Também conhecido como Callout, esse tipo de extensão é responsável pela adição de informações que destacam o serviço ou produto, como mostra a imagem 5.

Imagem 5 – Frases de destaque sublinhadas em vermelho.

Outros exemplos possíveis para Frases de Destaque são aqueles diferenciais da sua empresa ou produto. Em geral, aquelas mesmas frases que são destacadas em seu site, como:

  • “Em Até 12x Sem Juros”;
  • “5% Off em Compras à Vista”;
  • “Frete Grátis”;
  • “Conteúdos Exclusivos”;

6. Extensão de Snippet Estruturado

O nome “estruturado” significa que o Google já fornece uma estrutura prévia para o preenchimento, com cabeçalho pré-definido.

Alguns exemplos de cabeçalho são: Tipos, Cursos, Serviços, Programas, Modelos, Marcas, Estilos, Destinos, entre outros. Então, escolhendo um cabeçalho, dentro dele você poderá adicionar as diferentes variações oferecidas por sua empresa.

Veja, no exemplo a seguir, os diferentes “Cursos” listados na extensão de snippet estruturado.

Imagem 6 – Snippet estruturado para o Tema: Cursos.

É possível adicionar de 3 a 10 opções para cada Snippet. Entretanto o Google não costuma imprimir todas as opções em um único anúncio.

Porém, quanto mais opções, melhor será a adaptação do Google conforme a busca do usuário!

7. Extensão de Promoção

Muito utilizada em datas especiais, como Black Friday, Natal e Dia dos Namorados. A extensão de promoção tem como principal objetivo apresentar promoções e descontos diretamente no anúncio.

O desconto pode ser em todo o site, categoria ou apenas em um produto. E já no anúncio é possível indicar o valor ou porcentagem de desconto dado, como mostra o exemplo abaixo:

Imagem 7 – Extensão de Promoção em destaque.

8. Extensão de Chamada

Se você tem um atendimento por telefone, é muito importante habilitar a extensão de chamada!

Esta extensão permite que o usuário entre em contato com o seu negócio sem mesmo precisar entrar no site. Pois o número de telefone já vai aparecer no anúncio e possibilitar que o cliente clique para ligar.

O mais vantajoso desta extensão é definir o horário de programação, evitando que o anúncio gere ligações fora do horário comercial. 

Se o usuário realizar o clique através do dispositivo móvel, o telefone é copiado diretamente para o setor de chamadas, encurtando todo o processo de ligação.

Imagem 8 – Extensão de chamada em destaque.

9. Extensão de Mensagem

Essa extensão é utilizada para permitir que o usuário envie uma mensagem de texto diretamente para um telefone da empresa. Este telefone deve estar cadastrado na conta de Google Ads.

Com a facilidade de envio de mensagens diretamente pela internet através do Facebook Messenger, Whatsapp e Telegram, a extensão de mensagem perdeu relevância nos últimos anos. Sendo assim, é pouco explorada atualmente.

Conclusão

Neste artigo, apresentamos as extensões de anúncios de Google Ads. Não encare a extensão como um acessório dos anúncios, mas sim como um acréscimo essencial para a sua divulgação!

Antes mesmo de pensar em otimizar campanhas e anúncios, a atualização e inclusão de novas extensões podem melhorar métricas como CTR, taxa de conversão e receita!


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