Skip to main content

Como Funcionam as Extensões do Google Ads?

By outubro 3, 2019dezembro 14th, 2023No Comments

Introdução

Nesse artigo, vamos apresentar um resumo sobre as extensões de anúncio do Google Ads e como você pode usá-las ao seu favor! Vamos conhecer cada opção disponível, e quando utilizar cada uma delas.

Além disso, conheceremos quais as vantagens de aplicá-las em nossos anúncios, de modo a ter melhores resultados com nossas campanhas. Alguns exemplos vão nos ajudar nessa explicação.

Mas, o que são as extensões?

A dica já está no próprio nome! As extensões funcionam como um apêndice do seu anúncio, trazendo informações adicionais sobre a sua divulgação.

Então, seu anúncio será expandido com as informações adicionais trazidas pelas extensões. Assim, é possível oferecer mais informações relevantes para os usuários, ampliando sua comunicação com o público.

Quando uma pessoa realiza uma busca no Google e seu anúncio é qualificado para exibição, o próprio algoritmo do Google Ads seleciona quais extensões serão exibidas em resposta a cada pesquisa individual. Por esse motivo, recomenda-se usar todos os tipos de extensões que se apliquem à sua empresa.

Logo, a adição de uma extensão não garante que ela sempre será exibida junto de seu anúncio. Para aparecer, o Google considera se os seguintes requisitos:

  • Se for provável que a extensão (ou uma combinação de extensões) melhore o desempenho de seu anúncio;
  • Se a posição e a classificação do seu anúncio forem altas o suficiente para as extensões serem exibidas. Para exibir extensões, o Google Ads exige uma classificação mínima do anúncio.

Para saber mais sobre quando uma extensão é exibida, acesse este artigo do Google Ads.

Não há nenhum custo adicional por incluir extensões nas suas campanhas. Mas, caso seja efetuado um clique na extensão exibida juntamente com o anúncio, o susto será o mesmo do lance de CPC oferecido naquele leilão.

Vantagens das Extensões

Uma das principais vantagens das extensões é trazer um aumento do CTR (taxa de cliques no anúncio). Isso ocorre pois elas oferecem informações extras relevantes, como frases de destaque do seu negócio, informações de endereço, links para partes específicas do seu site, telefone, e muito mais.

Vale ressaltar que, para promover esse aumento no CTR, as extensões precisam estar bem configuradas.

Outra grande vantagem é a maior visibilidade e destaque promovidos ao seu anúncio na página de resultados da pesquisa. Assim, o anúncio será mais “chamativo” para o público, propiciando maior engajamento e favorecendo o aumento de cliques. Ou seja, assim estamos tendendo a tirar o máximo proveito do anúncio.

Com as extensões, muitas informações podem ser destacadas no seu anúncio, como uma determinada promoção, um telefone de contato, os principais diferenciais de sua empresa, ou mesmo a lista de produtos e preços oferecidos, Por isso, é possível melhorar a comunicação com seu público-alvo.

É possível visualizar o desempenho das extensões de sua conta de Google Ads individualmente. Basta acessar no menu “Anúncios e Extensões” e conferir as métricas relevantes para sua empresa.

Vamos analisar uma a uma, conhecendo os diferentes tipos de extensões disponíveis!

Tipos de Extensões de Anúncio

Agora, você deve estar se perguntando: quais extensões existem? O Google permite que você adicione até 9 tipos de extensões no seu anúncio. São elas:

  • Extensão de Sitelink
  • Extensão de Frase de Destaque
  • Extensão de Snippets Estruturados
  • Extensão de Chamada
  • Extensão de Local
  • Extensão de Preço
  • Extensão de Aplicativo
  • Extensão de Promoção
  • Extensão de Imagem (novidade)

Dentre todas, podemos destacar 4 extensões principais: Sitelinks, Frase de Destaque, Snippets Estruturados e Chamada. Elas podem ser aplicadas para qualquer negócio (exceto a de Chamada, se não houver um telefone de contato).

A seguir, vamos apresentar as principais extensões com maiores detalhes.

1. Sitelinks

O Sitelink pode ser considerado a principal extensão de anúncios. Em resumo, eles direcionam as pessoas diretamente para páginas específicas do seu site, como “Outlet” e “Sobre Nós”.

Com os Sitelinks, é possível aumentar em até 100% o tamanho ocupado por anúncio, proporcionando ao usuário uma variedade de escolha de links de direcionamento para seu site.

Abaixo, temos um exemplo de anúncio 100% aumentado devido ao uso de Sitelinks! Vemos que 4 Sitelinks foram exibidos no resultado de busca.

Imagem 1 – Anúncio da rede de pesquisa com 4 Sitelinks expandidos.

O uso de Sitelinks pode influenciar diretamente a probabilidade de venda, uma vez que o leilão do Google é uma disputa por Pixels. Ao adicionar até 4 Links clicáveis e dobrar a extensão do anúncio, a probabilidade de gerar um clique será maior, aumentando as chances de realizar uma venda ou lead.

Dados técnicos para criação de Sitelinks:

  • Texto Principal – Até 25 Caracteres;
  • Descrição 1 – Até 35 Caracteres;
  • Descrição 2 – Até 35 Caracteres.

Em uma extensão de Sitelink, você pode ainda contar com essas configurações opcionais:

  • Colocar uma URL específica para quem acessa via dispositivo móvel
  • Adicionar uma programação (Ex. aparecer apenas no horário comercial)
  • Escolher uma data de início e término (Ex. Colocar ativo apenas na sexta-feira da BlackFriday).

Vamos ver como aproveitar ao máximo o potencial dos Sitelinks? Veja, a seguir, algumas dicas que podem ser aplicadas dependendo do tipo de negócio.

Top Sales

Que tal colocar em seus Sitelinks os produtos que mais venderam no seu site nos últimos meses? Um produto com um alto retorno de vendas ou uma taxa de conversão acima da média do seu e-commerce é uma excelente ideia de Sitelink. Você estará expondo ainda mais o seu melhor produto.

Divulgação de Sub Categorias de Produtos

Com uma associação granular, é possível trazer links específicos para cada grupo de anúncio. Veja um exemplo: a loja de Vestidos da Maria possui uma categoria chamada “ Vestido Longo”, que ela compra como palavra-chave na sua campanha. 

Ao entrar na loja online, o cliente se depara com 4 produtos dentro dessa categoria: Vestido Longo Branco, Vestido Longo de Bolinha, Vestido Longo Preto, Vestido Longo de Festa. Se a Maria adicionar os 4 produtos como Sitelinks, ela está permitindo que o cliente pule uma etapa e vá direto para o produto que tem mais interesse, sem passar pela página da categoria.

Promoções Sazonais

Além dos próprios produtos, adicionar Sitelinks com datas promocionais é uma estratégia muito eficaz! Épocas como a Black Friday, Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Namorados podem ter páginas específicas com produtos especiais ou em promoção que atraem o clique de um possível cliente.

Elementos de Autoridade (ideal para Leads)

Mas, e se eu quero gerar Leads e tenho apenas uma página. O que eu posso fazer?

A sua melhor opção é aproveitar o Sitelink como espaço de divulgação. Coloque elementos de autoridade, explique as vantagens do seu serviço, atraia o clique do usuário com uma comunicação mais chamativa e aproveite ao máximo os caracteres disponíveis!

Veja mais sobre Extensões de Sitelinks aqui.

2. Extensão de Local

O principal objetivo desta extensão é mostrar a localização das lojas físicas no seu anúncio. Para adicioná-la, você precisa ter uma conta no Google Meu Negócio, com o cadastro dos endereços das lojas físicas, horário de funcionamento, dentre outras informações.

Dessa forma,ao imprimir um anúncio, o local físico mais próximo será destacado através da extensão. Essa é uma boa forma de atrair o cliente também para as lojas físicas!

Veja um exemplo de anúncio com extensão de local.

Imagem 2 – Extensão de local em destaque em vermelho.

Veja mais sobre Extensões de Local aqui.

3. Extensão de Preço

Apesar de menos utilizada, a extensão de preço tem um papel interessante. Essas extensões exibem as categorias dos seus serviços ou produtos com os preços correspondentes

Com ela, é possível apresentar até 7 produtos da sua loja diretamente no anúncio. Veja um exemplo na imagem 3 a seguir.

Imagem 3 – Anúncio da rede de pesquisa expandido após a visualização da extensão de preço.

Clicando na opção “Mais”, os demais produtos presentes nessa extensão de preço irão aparecer expandidos. Dessa forma, o seu cliente pode identificar quais produtos que você comercializa, o preço e uma breve descrição antes mesmo de navegar pelo site!

Veja mais sobre Extensões de Preço aqui.

4. Extensão de Aplicativo

Essa extensão é limitada aos anunciantes que possuem um aplicativo para download que atua em conjunto com as divulgações da rede de pesquisa.

Por exemplo, se você vende bilhetes de avião online e também possui um aplicativo para esse serviço, é muito interessante divulgar o seu App no próprio anúncio. Assim, o usuário pode optar em fazer o download do App.

Esse tipo de extensão só será habilitada em dispositivos móveis, uma vez que para baixar o App é preciso estar usando um smartphone ou tablet.

Veja o exemplo a seguir, onde aparece a extensão para download do aplicativo.

 Imagem 4 – Anúncio impresso no dispositivo Mobile com a extensão de app em destaque.

Veja mais sobre Extensões de App aqui.

5. Extensão de Frase de Destaque

Também conhecidas como Callout, as extensões de Frase de Destaque são responsáveis pela adição de informações que destacam o serviço ou produto. Veja um exemplo na imagem a seguir.

Imagem 5 – Frases de destaque sublinhadas em vermelho.

Alguns exemplos possíveis para Frases de Destaque são aqueles diferenciais da sua empresa ou produto. Em geral, aquelas mesmas frases que são destacadas em seu site, como:

  • “Em Até 12x Sem Juros”;
  • “5% Off em Compras à Vista”;
  • “Frete Grátis”;
  • “Conteúdos Exclusivos”;
  • “Atendimento 24h”
  • “Teste Gratuito”

Veja mais sobre Extensões de Frase de Destaque aqui.

6. Extensão de Snippet Estruturado

Essas extensões exibem as informações relevantes para os clientes em potencial selecionando um título predefinido, como “Categoria de produto ou serviço”, e listando os itens disponíveis.

O nome “estruturado” significa que o Google já fornece uma estrutura prévia para o preenchimento, com um cabeçalho pré-definido.

Alguns exemplos de cabeçalho são: Tipos, Cursos, Serviços, Programas, Modelos, Marcas, Estilos, Destinos, entre outros. Então, escolhendo um cabeçalho específico, dentro dele você poderá adicionar as diferentes variações oferecidas por sua empresa.

Veja, no exemplo a seguir, os diferentes “Cursos” listados na extensão de Snippet Estruturado.

Imagem 6 – Snippet estruturado para o Tema: Cursos.

É possível adicionar de 3 a 10 opções para cada Snippet Estruturado. Entretanto, o Google não costuma imprimir todas as opções em um único anúncio. Porém, quanto mais opções, melhor será a adaptação do algoritmo do Google conforme a busca do usuário.

Veja mais sobre Extensões de Snippet Estruturado aqui.

7. Extensão de Promoção

Muito utilizada em datas especiais, como Black Friday, Natal e Dia dos Namorados. A extensão de promoção tem como principal objetivo apresentar as promoções e descontos diretamente no anúncio.

O desconto pode ser em todo o site, categoria ou apenas em um produto. E já no anúncio é possível indicar o valor ou porcentagem de desconto dado, como mostra o exemplo abaixo:

Imagem 7 – Extensão de Promoção em destaque.

O evento especial que você escolhe na criação da extensão de promoção (por exemplo, “Black Friday” ou “Dia das Mães”) aparece como um marcador em negrito ao lado do seu texto promocional.

É possível configurar uma data de início e término para sua extensão, o que é bastante recomendado, uma vez que essas promoções costumam ocorrer em prazos limitados.

Veja mais sobre Extensões de Promoção aqui.

8. Extensão de Chamada

Se você tem um atendimento por telefone, é muito importante habilitar a extensão de chamada na sua conta de Google Ads.

Esta extensão permite que o usuário entre em contato com o seu negócio sem precisar entrar no site. Uma vez que o número de telefone já vai aparecer no anúncio e possibilitar que o cliente clique para ligar.

O mais vantajoso desta extensão é definir o horário de programação, evitando que o anúncio gere ligações fora do horário comercial.

Se o usuário realizar o clique através do dispositivo móvel, o telefone é copiado diretamente para o setor de chamadas, encurtando todo o processo de ligação.

Imagem 8 – Extensão de chamada em destaque.

Veja mais sobre Extensões de Chamada aqui.

9. Extensão de Imagem

Esta é uma novidade do Google Ads. Com as extensões de imagem, é possível fazer upload de imagens e recursos visuais avançados e relevantes para complementar os anúncios de texto de Google Ads.

Elas podem ajudar a melhorar o desempenho dos anunciantes incluindo recursos visuais atrativos de produtos ou serviços na mensagem dos anúncios.

De acordo com o Google, resultados mais recentes mostraram um aumento de 10%, em média, na taxa de cliques dos anunciantes quando extensões de imagem são exibidas junto com os anúncios de pesquisa para dispositivos móveis.

As extensões de imagem complementam o anúncio de pesquisa com imagens relevantes dos seus produtos e serviços, tornando mais fácil para as pessoas conhecerem sua empresa e realizarem uma ação, principalmente em dispositivos móveis.

Quando uma extensão de imagem aparece na página de resultados de pesquisa, os usuários veem os seguintes elementos: títulos, descrições, URL, imagem

Fonte: https://support.google.com/google-ads/answer/10700789

Conheça mais sobre as extensões de imagem neste artigo completo que preparamos para você.

Conclusão

Neste artigo, apresentamos o que são as extensões de anúncios de Google Ads, como funcionam e suas principais vantagens. Além disso, passamos por cada uma das 8 opções disponíveis de extensão.

Não encare a extensão como um acessório dos anúncios, mas sim como um acréscimo essencial para a sua divulgação!

Na hora de pensar em otimizar campanhas e anúncios, a atualização e inclusão de novas extensões podem melhorar métricas como CTR, taxa de conversão e receita!

Se você quiser saber mais sobre Google Ads, separamos alguns artigos que podem te interessar:

Curtiu este artigo?

0 / 5 5 1

Your page rank:

Pareto

Author: Pareto - Conheça mais sobre o universo das IAs e do Marketing Digital. Acesse já o nosso acervo de conteúdos!

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.