Skip to main content
Marketing

Ferramentas Gratuitas para Testar seu Site

By outubro 24, 2020janeiro 29th, 2024No Comments
Ferramentas Gratuitas para sites

Teste seu Site Gratuitamente

Quanto tempo você espera um site carregar para fechar a janela e decidir procurar um concorrente? Segundo um levantamento, 40% dos visitantes desistem de acessar um site se a página levar mais de 3 segundos para carregar.

Por isso, seja durante os preparativos para a Black Friday ou durante qualquer época do ano, otimizar sua página para um tempo de carregamento mínimo é um dos pontos fundamentais para reduzir as taxas de rejeição da página.

Este artigo vai te mostrar 3 ferramentas gratuitas para que você teste como está a velocidade do seu site agora, o que fazer para melhorar e ainda saber como estão os sites dos seus concorrentes.

#1: Google PageSpeed Insights

Link para ferramenta: https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/

#1: Google PageSpeed Insights

 

Esta é uma plataforma do Google para testes de velocidade de site. Seu funcionamento é bem simples, basta digitar o domínio do site e clicar em analisar. No entanto, o site apresenta sugestões voltadas para desenvolvedores indicando as melhorias que devem ser feitas na construção da página para melhorar o carregamento.

O principal diferencial desta ferramenta é que você consegue testar a velocidade do site tanto para mobile quanto para desktop. Claro que os dois testes são realizados em sistemas Google, para o teste de mobile eles utilizam um Android de um dispositivo intermediário (Moto G4). E para o teste de desktop, eles utilizam o Google Chrome.


Em termos de métricas, ele oferece algumas métricas intermediárias antes do tempo de carregamento total da página como Time to Interactive (tempo até o usuário conseguir interagir completamente no site) e First Contentful Paint (tempo até a exibição do primeiro conteúdo para o usuário.

#2: GTMetrix

Link para a ferramenta: https://gtmetrix.com/

#2: GTMetrix

 

O GTMetrix também oferece um resumo dos principais indicadores de performance do seu site e sugestões para desenvolvedores com melhorias a serem realizadas. Trazendo informações o tempo de carregamento total da página (Fully Loaded Time) e índice de pontuação de carregamento (PageSpeed Score).

Um diferencial do GTMetrix é que para usuários que se cadastram na plataforma, existe a possibilidade de ajustar configurações como o navegador utilizado para teste, a região do mundo e também a velocidade da banda larga de acesso.

#3: Pingdom Website Speed Test

Link para a ferramenta: https://tools.pingdom.com/

#3: Pingdom Website Speed Test

 

O Pingdom apesar de menos conhecido e de trazer métricas bem similares ao GTMetrix, possibilita você escolher São Paulo como localização para teste mesmo sem realizar login.

Dentre os três sites apresentados, a Pingdom é a que apresenta as informações para desenvolvedores de maneira mais compreensível para leigos. A ferramenta mostra exatamente os arquivos carregados no seu site, em qual ordem e quanto tempo leva cada um. Dessa forma, é muito mais fácil identificar os gargalos que dificultam o tempo de carregamento do site.

Conclusão

Cada plataforma tem suas singularidades e benefícios, e você também pode comparar o seu site e os sites de seus concorrentes em mais de uma delas. De modo geral, recomendamos que esteja atento não só às métricas de tempo de carregamento, mas também à diferença de performance entre mobile e desktop.

Você também pode testar em diferentes páginas do seu site, principalmente naquelas com maior taxa de saída, assim você pode testar a hipótese de que seus usuários saem por conta de uma experiência de carregamento total lento.

 

Confira estes outros artigos sobre Black Friday que reparamos para você:

Principais Métricas para acompanhar durante a Black Friday

Como preparar uma base de clientes para Black Friday?

Curtiu este artigo?

0 / 5 0 0

Your page rank:

Pareto

Author: Pareto - Conheça mais sobre o universo das IAs e do Marketing Digital. Acesse já o nosso acervo de conteúdos!

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.