O Resumo da Ópera: Marketing Digital e o Google Trends

Neste artigo, vamos apresentar um pouco dessa poderosa ferramenta de Marketing: o Google Trends!

Com o acelerado crescimento do marketing digital nos últimos anos, ficou clara a importância de encontrar uma estratégia eficiente para divulgar seu e-commerce, sua marca, ou seu produto, em websites e mídias sociais.

Só para dar uma ideia, segundo um estudo de mercado da McKinsey, desde 2015 que o marketing digital ultrapassou o marketing convencional nos Estados Unidos.

E a tendência é que aconteça o mesmo comportamento  no Brasil dentro de poucos anos.

Essa onda digital é fruto de alguns fatores

Um deles é a mudança no comportamento de compra dos consumidores. Hoje em dia é bem mais prático e rápido adquirir produtos e até serviços pela internet.

Outro fator interessante é que, com o marketing digital, existe uma enorme quantidade de dados que podem ser analisados. E dessa forma, comprovar o desempenho de um anúncio ou de uma campanha.

Pense só, como é difícil comprovar a conversão de propagandas convencionais em TV, revistas ou outdoors. É muito difícil chegar a alguma conclusão confiável e precisa.

Com anúncios online, o processo é diferente. É fácil saber qual a performance de cada um  dos anúncios. Inclusive é possível fazer testes A/B para comparar desempenhos. Se quiser saber mais sobre Teste A/B, acesse este outro artigo do nosso Blog.

Diante disso, técnicas como a escolha da palavra-chave, seu tipo de correspondência, seu público de destino, SEO, dentre outras, são fundamentais para o crescimento de vendas online.

Dentre as soluções existentes no mercado que possam ajudar na escolha de palavras-chave, aqui vamos comentar sobre o Google Trends.

Além de entender como funciona essa ferramenta poderosa e gratuita, se tiver interesse, confira aqui como montar uma estratégia de investimento com a ajuda do Trends.

O que é o Google Trends? Como ele funciona?

O Google Trends é uma ferramenta criada em 2006 que permite acompanhar a evolução das buscas por determinado termo realizadas no Google em um período de tempo selecionado.

O intervalo de tempo pode ser personalizado por horas, dias ou anos. Desde 2004 até o presente.

Além disso, outros filtros são aplicáveis à pesquisa, como: o país onde as buscas foram feitas, a categoria em que ela se encontra e o tipo de busca.

Alguns exemplos de categorias são: Artes, Automóveis, Ciência, Esportes, Finanças, Jogos, Saúde, Viagens, dentre outros.

Tipos de Buscas Disponíveis

Quanto aos tipos de buscas, existem 5 configurações possíveis:

  • Em toda a Web, que é em toda a rede de pesquisas do Google;
  • Somente por imagens;
  • Somente por notícias;
  • Pesquisas no Google Shopping;
  • Buscas realizadas no YouTube.

Ao digitar a palavra e selecionar os filtros, é possível gerar um gráfico com as buscas no eixo vertical e o período de tempo no eixo horizontal.

Para trazer um exemplo divertido, confira as buscas por Game of Thrones nos últimos 5 anos no Brasil:

Fica fácil concluir que esses valores mais altos são equivalentes ao período que as temporadas vão ao ar na televisão.

O gráfico gerado é apresentado como um índice de 0 a 100, que representa o percentual do pico de buscas. Isso significa dizer que dentro do intervalo selecionado (5 anos no caso), o pico de pesquisas pela palavra será o 100, e todos os outros valores serão relativos a ele.

Um ponto negativo é que ele não nos indica o número exato de procuras de uma determinada palavra em valor absoluto. Porém é possível estudar a evolução delas com o passar do tempo.

Analisar um gráfico do Trends não é nada mais nada menos que analisar os desejos e hábitos dos usuários de internet no decorrer dos anos.

Juntamente com o gráfico, você deve ter reparado que existem três botões no canto superior direito.

Eles servem para baixar os dados em CSV, para incorporar o HTML do gráfico em qualquer página da web e para compartilhar o gráfico nas redes sociais.

É importante ressaltar que os resultados não consideram caracteres especiais e buscas realizadas por poucas pessoas ou pela mesma pessoa em um curto período de tempo.

Outro ponto interessante é que o Google Trends permite comparação entre diversos tipos de palavras!

Veja agora, a comparação de Game of Thrones com os Vingadores no Brasil:

O gráfico de cada palavra aparece com uma cor diferente e na esquerda é possível ver a média de pesquisas no intervalo.

Agora, o índice 100 passa a ser o pico da palavra mais pesquisada, que no caso é “Vingadores”.

Entendi o que é, mas vale a pena usar o Trends?

Se você vai planejar qualquer estratégia de divulgação online, a resposta é…SIM!

O primeiro motivo é porque é de graça! Aproveite para combinar o Trends com outras ferramentas de palavras-chave conhecidas, para aprimorar sua estratégia.

Além disso, com o gráfico resultante é possível:

  • Comparar termos semelhantes ou sinônimos, para entender qual deles possui maior volume e em qual região ele se destaca;
  • Perceber a evolução de procuras por determinados assuntos ou conteúdos, que é muito importante para Blogs, SEO e Inbound Marketing;
  • Fazer uma análise matemática para extrair a tendência e a sazonalidade dos resultados e assim fazer um planejamento orçamentário eficiente.

Cada um desses pontos é comentado em outro artigo fantástico sobre o tema! Vale a pena conferir!

Agora que você já foi convencido, vamos começar?

Inicialmente, acesse o site do Google Trends.

Não, não é preciso ter um cadastro para fazer o acesso. Mas fazer o login na conta Google pode ser uma boa opção, pois há como salvar determinadas análises feitas anteriormente.

Ao entrar no link, você é redirecionado para a Página Inicial, que contém temas discutidos em tempo real. Vamos comentar sobre ela mais abaixo.

Então, escreva um termo na caixa que diz “Insira um termo de pesquisa ou um assunto”.

Após pressionar enter, você será  redirecionado para o resultado em um gráfico.

Nele, é possível inserir filtros (localização, período de tempo, categoria e tipo de busca) e comparações como você desejar.

Suponha que você deseje ver a evolução da busca por “cupcakes” no Youtube no Brasil desde 2008. Olha o que teríamos:

Rolando a página para baixo, é possível encontrar países e regiões com maior número de buscas, assim como assuntos e consultas relacionadas.

Termos “Principais” ou “Em ascensão”

Assuntos e consultas que têm relação com sua palavra-chave podem ser vantajosos na hora de encontrar outra similar. Eles aparecem dentro das  opções “Principais” ou “Em ascensão”.

“Principais” são assuntos e consultas relacionados à palavra-chave que mais foram pesquisados.

“Em ascensão” são assuntos e consultas relacionados à palavra-chave que tiveram maior aumento na frequência de pesquisa desde o período anterior.

Este último pode estar marcado como “Aumento repentino”, que significa que o aumento foi pouco relevante, com baixo número de pesquisas anteriores.

O que mais o menu do Google Trends nos mostra?

Além da principal funcionalidade de busca que já apresentamos, a ferramenta possui outras features interessantes que vamos abordar.

Página Inicial

Como já foi comentado, essa é a primeira tela que aparece ao acessar o site do Google Trends. Nela conseguimos facilmente “ver o que o mundo está pesquisando”, ou seja, os principais tópicos pesquisados ao redor do mundo.

No canto superior direito é possível selecionar o país onde as buscas ocorrem, assim como dar feedbacks para o Google.

Descendo a página, encontramos notícias e estatísticas recentes, pesquisas em alta e pesquisas do ano.

O primeiro é um dashboard que resume alguns dados em destaque no momento. Por exemplo, no dia 13/05/2019, os destaques no Brasil são o Dia das Mães e a Páscoa.

Mais abaixo aparecem as principais pesquisas realizadas. No mesmo dia citado, os destaques vão para o sorteio da Libertadores no Brasil.

Ao clicar em uma delas, você é redirecionado para a aba Principais Pesquisas, que será descrita abaixo.

Lá no fim da página inicial, encontramos relatórios dos termos mais pesquisados ano após ano, desde 2001. Vamos comentar mais sobre este relatório logo abaixo, nas Pesquisas do Ano.

Aba “Ver Mais”

A aba Ver Mais, que possui um ícone de lupa, é onde se faz a busca por uma  determinada palavra, conforme explicamos no item acima.

Aqui que podemos inserir filtros e comparações e, depois, analisar gráficos e termos relacionados.

Aba “Principais Pesquisas”

Este item é a ampliação dos termos mais procurados em cada país. Está dividido em Tendências Diárias ou Tendências em Tempo Real nas últimas 24 horas.

Ainda é possível acompanhar determinada pesquisa de diversas formas:

  • Fazendo uma inscrição para receber tendências do momento no seu email;
  • Incorporar as principais pesquisas atualizadas em tempo real no seu site através de um código HTML;
  • Incluir dentro do seu blog as principais notícias associadas a essas buscas por meio de um feed RSS em arquivo  XML.

Cabe comentar que, antigamente, as Principais Pesquisas vinham acompanhadas do que estava Em Alta no Youtube. Agora, esta seção não faz mais parte do Google Trends e pode ser acessada diretamente pelo site do Youtube.

Aba “Pesquisas do Ano”

Anteriormente, esta aba era chamada de “Mais Pesquisados”.  Porém, agora ficou com um nome bem mais coerente, já que mostra faz uma retrospectiva do ano.

Nela, conseguimos ver o que esteve em alta no ano e no país escolhido. Se preferir, também é possível fazer uma análise global .

Os relatórios anuais com os destaques de buscas podem ser acessados desde o ano de 2001.Os dados vêm separados por categorias.

Confira os destaques globais de 2018:

Ícone “Inscrições”

Ao longo de todo o Google Trends, o ícone de envelope significa Inscrições.

Estas são as atualizações de algum assunto ou termo que você deseja receber por email semanalmente ou diariamente.

Também é possível receber notificações das principais pesquisas filtradas por determinado local.

Conclusão

Ufa, chegamos ao fim desse tour pelo Google Trends!

Então, a partir de agora você está pronto para começar a navegar por essa ferramenta fantástica e conferir o que o público anda pesquisando.

Procure pelo seu produto, procure pela sua marca, aproveite que é gratuita!

Por fim, se quiser se aprofundar no Google Trends, recomendamos fortemente passar para esse outro artigo sobre o tema.

Isso é tudo pessoal… That’s all folks!

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