Marketing

Como aproveitar o Google Trends para inovar no seu Marketing

By junho 11, 2019 No Comments
Tempo de leitura: 6 minutos

Back to Basics!

Neste artigo, a proposta é se aprofundar no Google Trends para poder inovar na sua estratégia de Marketing Digital.

Aqui,  o objetivo não é explicar o que é o Google Trends, quais são suas funcionalidades e o passo a passo para utilizá-lo. Se você deseja ter um overview completo dessa ferramenta, sugerimos a leitura deste outro artigo que preparamos sobre o Google Trends.

Nele você vai encontrar um passo a passo de como analisar, filtrar e comparar resultados de termos de busca procurados ao longo do tempo.

Vamos começar a ver as oportunidades disponíveis no Google Trends?

Comparação de termos semelhantes

O primeiro ponto que gostaríamos de passar aqui é a possibilidade de se fazer uma comparação de termos com base nos dados do Google Trends. Aqui a ideia é comparar buscas parecidas ou então produtos similares para concluir qual tem o maior volume.

Outra conclusão pertinente é verificar se existe alguma diferença geográfica entre as pesquisas.

Supondo que seu e-commerce tenha como principais produtos casacos e jaquetas, note como ficaria o resultado no exemplo abaixo:

De modo geral, jaquetas são mais procuradas do que casacos na internet. Isso é um bom direcionamento na hora de fazer um anúncio online no Brasil.

Por outro lado, se você vende apenas no Rio de Janeiro, essa palavra talvez não seja a melhor alternativa. Já que nesse Estado há uma procura maior pelo termo “casacos”.

Vamos ver, agora, outras opções de comparações. Como as diferenças de cor ou de gênero.

A seguir, colocamos lado a lado as pesquisas por carro azul ou vermelho e por roupa feminina ou masculina.

Dentre as cores, o carro azul possui um desempenho levemente maior, mas nada que se destaque muito.

Já no caso dos gêneros, percebe-se que as buscas relacionadas a roupas femininas são bem mais representativas nas pesquisas, do que as roupas masculinas.

Um Marketing de Conteúdo tem que ter conteúdo relevante!!

Se você deseja fazer um Inbound Marketing relevante, que seja capaz de atrair, converter e engajar clientes, você precisa desenvolver conteúdos que sejam relevantes para eles.

Então, uma forma prática de saber se determinado assunto está em alta ou não é usando o Google Trends!

Não adianta montar uma excelente estratégia de SEO ou fazer artigos e blogs incríveis, se você está falando sobre máquinas de Fax, que hoje quase não existem mais….

A não ser que você faça uma comparação da perda de espaço da tecnologia do Fax com o futuro de alguma tecnologia em alta atualmente.

Por quê nunca víamos nada sobre patinetes há 2 anos atrás? E por quê hoje encontra-se até analogias de patinetes com o mercado financeiro (risco de andar rápido com o de investir agressivamente)?

A resposta está aqui:

Esse pode ter sido um exemplo um pouco extremo, mas pense em diversos outros assuntos muito falados hoje em dia. Faça uma busca no Google Trends, você vai se surpreender!

Vamos ver como os termos Marketing Digital e  Fintech variaram com o tempo?

Esses são assuntos em alta e quanto maior a procura, maior o incentivo de se escrever conteúdos sobre eles. E, dessa maneira, atrair mais leitores e engajar mais.

Contudo, devemos ressaltar que usar apenas o Trends como processo decisório é arriscado.

Devemos usar e abusar dessa ferramenta sim, mas combiná-la com outras fontes de informação é fundamental. Quanto mais acesso à informação, melhor!

Repare como é o desempenho da busca por “e-commerce” ao longo do tempo.

Olhando somente para esse gráfico, há um desincentivo muito grande a escrever sobre o tema, parece que o E-commerce está em baixa.

Mas não é isso que observamos no mercado. A pesquisa Webshoppers 2018 nos mostra como ele vem crescendo em média 16% ao ano desde 2011.

Ficou interessado nessa pesquisa? Quer saber mais sobre o Webshoppers? Confira este artigo incrível sobre esse tema!

Tendência? Sazonalidade? O que são essas coisas?

E se baixarmos os dados do gráfico e fizermos uma análise matemática?

O que o Google Trends nos fornece é nada mais nada menos do que o comportamento de uma variável com o passar do tempo.

Por definição isso é caracterizado como uma Série Temporal e pode nos trazer insights muito interessantes!

Vamos comentar aqui de forma simplificada sobre dois comportamentos importantíssimos: a Tendência e a Sazonalidade.

Tendência

A tendência representa o padrão de crescimento ou de decrescimento de uma variável com o passar do tempo.

Normalmente ela é representada pela reta que melhor descreve o gráfico e, em alguns casos, pode ser intuitiva só de olhar para ele.

Nos exemplos acima, claramente percebemos que as buscas pelos termos “Marketing Digital” e “E-commerce” possuem tendências de alta e de baixa, respectivamente.

Uma forma bem simples de encontrar a Tendência de uma série temporal é através do Google Sheets.

Baixando os dados do Google Trends em formato csv e colando no Sheets, podemos gerar um gráfico e encontrar a tendência apenas com um botão.

No editor de gráficos, existe um botão “Linha de Tendência” dentro do campo “Séries”, que ao ser marcado, plota isso no gráfico.

Repare nos mesmo exemplos citados acima:

Existem outras formas de encontrar esse resultado com maior refino matemático. Podemos fazer uso de médias móveis ou de regressões lineares, por exemplo.

Porém não é nosso objetivo entrar em detalhes numéricos neste artigo. Queremos mostrar uma visão de todas as contribuições que o Google Trends pode ter no nosso marketing digital.

Sazonalidade

Já a sazonalidade é caracterizada pelas flutuações de comportamento cíclico com período menor. Como uma semana, um mês, uma estação de ano ou até mesmo um ano.

Normalmente, fazemos essa análise mês a mês, indicando os meses de maiores e de menores pesquisas.

Diferente da tendência, é mais difícil perceber a sazonalidade só de olhar um gráfico, mas é algo que pode ocorrer sim.

Um exemplo claro já mostrado é o de casacos e jaquetas. Se aumentarmos o período de tempo, vamos reparar os picos de busca em maio e junho, meses de maior frio no Brasil.

Entretanto, se olharmos para as pesquisas por Marketing Digital ou E-commerce, fica muito difícil chegar a uma conclusão trivial.

Para calcular a Sazonalidade de uma forma simples, podemos fazer a média de buscas em cada mês e dividir pela média total de buscas.

Sazonalidade Janeiro (%) = Média de buscas em JaneiroMédia de buscas-1

Observe o desempenho mês a mês dos exemplos citados:

Nota-se como esses dois gráficos conversam. É claro que as altas e baixas possuem intensidades diferentes em cada caso, mas elas ocorrem em meses equiparados.

Assim como na tendência, aqui também existem outras formas matemáticas de chegar a esse resultado eliminando a influência de outros fatores.

Tendência + Sazonalidade

Ao combinar então a análise macro da tendência com a análise micro da sazonalidade, conseguimos informações poderosas para fazer o planejamento orçamentário de uma campanha.

Com elas duas, dá para entender como um determinado produto ou uma determinada marca performam ao longo do tempo.

Alguns podem até se aventurar em fazer projeções para meses futuros. É uma tarefa difícil, mas que se torna mais tangível com acesso à essas informações.

Aqui na Pareto Group, nós desenvolvemos uma ferramenta matemática robusta que decompõe os dados do Trends em 4 variáveis distintas!

O nosso objetivo aqui é fazer esse planejamento de forma eficiente com base em dados estatísticos e matemáticos.

Ficou interessado? Preencha o formulário de contato no nosso site!

Conclusão

Mostramos, então, algumas formas de inovar no seu Marketing Digital através do uso do Google Trends.

Todas as sugestões apresentadas são simples e fáceis, mas podem gerar um enorme impacto nas suas campanhas.

Que tal começar a rodar essas análise para as palavras-chave importantes no seu negócio?

Comece pelo nome da sua marca e depois para seus principais produtos. Com o passar do tempo você já vai estar com insights poderosos em mãos!

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Bitnami