avançadoDo it Yourself

Instagram Shopping. Fique por dentro da nova funcionalidade4 min read

By dezembro 31, 2018 No Comments
Tempo de leitura: 3 minutos

Recentemente, o Facebook desenvolveu em sua plataforma Instragram uma nova funcionalidade para seus anunciantes, trata-se do Instagram Shopping. A qual fornece ao usuário um nível interação e experiência extremamente inovadoras, ao conectar de forma orgânica e fluida os anúncios com os produtos catalogados na loja virtual do Facebook da empresa.

Mas afinal, o que é e como funciona essa ferramenta?

Sabe aquela postagem em que você vê uma modelo utilizando um vestido, uma bolsa ou acessórios maravilhosos e você pensa: “Nossa! Queria comprar um igual a esse”. Então, o problema é que em geral, as postagens são lindas, mas não fornecem ao usuário as informações que ele deseja, deixando no ar as frustrantes perguntas: “Quanto custaria?”, “Onde poderia comprar?”. O resultado é que a imagem se vai e o usuário tem que se contentar em apenas visualizá-la, sem poder interagir. ☹

Pois agora é possível mudar essa história. Veja a imagem abaixo, por exemplo. A princípio poderia se pensar que é um simples post, exceto pelo ícone presente no canto inferior esquerdo, ao clicá-lo, informações sobre o nome e preço das peças utilizadas pela modelo são exibidas ao usuário.

Note a sutileza e a interação natural com o anúncio. Incrível não? Da mesma forma como adicionamos “tags” marcando os nossos amigos em fotos do Instagram, os anunciantes podem inserir essas marcações que levam o usuário até a página de compra desses produtos, facilitando em muito o processo de compra.

Vantagens desse Tipo de Postagem

Fácil criação de conteúdo: Incorpore produtos às narrativas visuais em publicações e Stories do Instagram. No Feed, marque até cinco produtos por imagem ou vídeo e até 20 produtos por carrossel. Nos Stories, você pode adicionar produtos aos vídeos e às imagens usando uma imagem do produto.

Atração do público e compradores ativos: Quando você cria uma publicação do Instagram com produtos marcados, ela é compartilhada com o público do Instagram e na guia “explorar”, que é acessada por 200 milhões de contas diariamente. 2

Estímulo do interesse e Processo de compra fácil: As compras fornecem acesso rápido aos detalhes e preços dos produtos. Após tocarem em uma marcação ou imagem de produto, as pessoas são levadas para uma página de descrição do produto no Instagram. Lá elas podem acessar seu site diretamente ou continuar explorando seus produtos no Instagram.

Como mencionado os anúncios do Instagram Shopping podem ser publicados como posts comuns, Stories e Carrosséis, adicionalmente é possível a utilização de vídeos, como nas imagens abaixo.

Em particular destaca-se a utilização dos anúncios em Stories, uma vez que estes aproveitam ao máximo a tela do dispositivo móvel, oferecendo às empresas uma imagem elegante e menos dispersiva.

Ressalta-se ainda que o Stories é um destino diário para mais de 400 milhões de contas globalmente, e um terço dos Stories mais visualizados são provenientes de empresas*.  As empresas podem usar Imagens de produto no Instagram Stories para proporcionar aos clientes um acesso rápido a informações sobre o produto e uma experiência de compra perfeita.

Em sua página oficial, o Instagram empresas fornece algumas dicas para que os anunciantes criem anúncios mais efetivos:

Dicas para publicações de compras

  • Crie ao menos uma publicação de compras no Feed para ativar a guia “Loja” em seu perfil comercial.
  • Apresente mais de um produto nas publicações para conseguir mais envolvimento, sem sobrecarregá-las com marcações.
  • Aproveite os vários formatos de compras no Feed. Marque uma única imagem/vídeo ou crie um carrossel com conteúdo de vídeo e imagens estáticas.

Dicas para compras em Stories

  • Personalize a cor do texto nas Imagens de produtos para complementar o criativo visual.
  • Experimente usar Imagens de produtos nos Stories para anunciar promoções ou lançar produtos.
  • Mantenha o produto no centro das atenções em vídeos quando usar uma figurinha do produto.

 

Então, ficou curioso de como configurar essa nova funcionalidade?

Saiba tudo o que você precisa saber em nosso Tutorial “Como configurar o Instagram Shopping para o seu negócio”.

 

 


*Dados internos do Instagram 2016 e 2018

Fontes:

Instagram empresas: Compras no Instagram. Veja. Toque. Compre.

Resultados Digitais: Instagram Shopping: recurso que permite marcar produtos diretamente nas fotos é lançado no Brasil.

Leave a Reply

Bitnami