Pareto Group

O que é a Pareto? Onde vive? Do que se alimenta?

By julho 6, 2019 No Comments
Tempo de leitura: 7 minutos

Esse artigo se propõe a explicar para você, caro leitor, qual é o papel da Pareto, o que fazemos e como podemos ajudar a sua empresa. 

Para tanto, o primeiro passo é entender que a proposta de valor de nosso trabalho é diferente da forma como fazemos isso.  

Qual é a proposta da Pareto, afinal?

O primeiro passo é fazer uma análise de Públicos

Vamos começar de forma lúdica – considere o losango abaixo: 

A função dele é representar o seu público, ou seja, as pessoas que acessam seu site. Nele, temos 100 bolinhas, onde cada uma representa uma pessoa e, portanto, separamos um público com 100 pessoas (até para facilitar a ideia). 

É natural que, dentro desse público, haja uma parte mais “quente” e uma parte mais “fria”. A primeira está representando a parte quente de vendas. O que quer dizer um público com maior probabilidade de compra. Enquanto a segunda cor simboliza a parte fria, com menor probabilidade de compras.

A seguir, vamos representar essa ideia pelas cores verde e roxo.

A proporção desenhada é, então, de 10 pessoas qualificadas (ou quentes) para um total de 100 pessoas. Poderíamos concluir facilmente, então, que a sua taxa de conversão é igual a 10%.

Acontece que, na prática, esse número não é verdadeiro. 

Entendendo melhor esse público

Se analisarmos mais a fundo, podemos classificar esse público em grupos, representados pelas cores a seguir:

Apresentamos aqui 4 possibilidades de características distintas para esse público, sendo representadas cada uma por uma cor:

  • Vermelho: O público desqualificado, que não tem interesse no seu produto e acessou o site ou por curiosidade, ou por engano;
  • Cinza: o público que que está em um primeiro contato com sua marca e que, apesar de um possível interesse, por ser o início da jornada, não realizará nenhuma ação efetiva;
  • Verde: o público que já conhece a marca e tem maior probabilidade de realizar a conversão, ou seja, qualificado; 
  • Amarelo: o público que efetivamente realiza a conversão.

Há apenas uma conversão indicada pois a taxa de conversão média no mercado brasileiro para e-commerce é de 1,5% a 1,8% e, como não temos meio ser humano, o correto é afirmar que, a cada cem pessoas, apenas uma converte – ou entre 15 e 18 a cada 1000. 

Podemos concluir, então, que o público desqualificado é muito grande. E é mesmo!

Há, atualmente, cerca de 126 milhões de usuários na internet, cerca de ⅔ da população brasileira, segundo dados do IBGE. A maioria desconhece a sua marca ou estará em início de jornada.

Agora, temos a outra parcela: o seu público-alvo, que contempla o público que já conhece e/ou que já consome a sua marca. Os links patrocinados servem para potencializar o alcance a esse público.

É aí que a gente entra! Grave isso muito bem:

O papel da Pareto é aumentar esse público com maior probabilidade de realizar uma conversão em seu site!

Em outras palavras, nossa missão é aumentar o número de bolinhas amarelas!

É normal que você chegue até nós procurando por uma única coisa: melhores resultados. E, no geral, isso vem atrelado a um aumento da conversão.

Ainda que na maioria esmagadora dos casos também haja uma melhoria nas métricas. O CPA (Custo por Aquisição ou Conversão) diminui, a conversão aumenta, o ROAS (Retorno sobre o Investimento em Publicidade) aumenta, etc. A nossa função fundamental é colocar cada vez mais pessoas em contato com seu site que realmente estejam interessadas no seu produto ou serviço.

E como a Pareto consegue saber, matematicamente, que está levando o público mais qualificado?

Ora, somos uma empresa de tecnologia e engenharia trabalhando com marketing digital. 

Através do nosso software de inteligência artificial,  o Pareto Quantic,— que é capaz de analisar 24h/dia as informações das pessoas que interagem com suas campanhas —, conseguimos delimitar quem é o público que, de fato, tem interesse no seu negócio.

São inúmeros algoritmos otimizando suas contas de Google Ads ou Facebook Ads para entender quem é o seu cliente. 

Como o Pareto Quantic se baseia em matemática estatística, todas as sugestões que ele trouxer para otimização das campanhas serão feitas com confiança de 95%. Portanto, é dessa forma que garantimos que estamos trazendo um público mais qualificado para você.

Para se ter ideia, em um simples ajuste de lance são consideradas pelo menos 30 variáveis (ROAS, CPA, assistências, etc). Então, o software faz ajustes da maneira mais granular possível para conseguir delimitar esse público.

Exemplo de otimização para qualificação de público

Para tangibilizar o que o Pareto Quantic faz, vamos para um exemplo. Considere as taxas de conversão para os seguintes públicos de um negócio fictício:

Nele, temos os seguintes destaques para cada grupo:

  • O gênero que mais converte é o feminino (1,5%)
  • A faixa etária que mais converte é de 25 a 34 anos (1,8%)
  • O local que mais converte é São Paulo (1,8%)
  • O dispositivo que mais converte é o desktop (1,2%)
  • Pessoas que não tem filhos são as que mais convertem (1,2%)
  • A faixa de renda que mais converte é de até 2 salários mínimos (1,2%)

Se tais características apresentadas indicam o seu melhor público, ora, por que pagar sempre a mesma coisa para todos eles?

Afinal, dessa maneira você estará “atirando para tudo que é lado”, sem saber quem pode te trazer um maior retorno.

Acontece que isso não será feito só com o que foi apresentado anteriormente. Serão observados, ainda: 

  • Dia da semana, hora do dia, dia do mês, mês do ano. Porque, afinal, o comportamento das campanhas não é linear, já que acompanham a sazonalidade do negócio;
  • Termos de busca e interesses que mais convertem;
  • Anti-fraude em Display – acabar com os cliques fraudulentos em seus banners e a exposição em sites duvidosos. Para que você não perca em custo de oportunidade e melhore sua performance; 
  • Lead Scoring para Remarketing – se a pessoa acessou o seu site nos últimos 7 dias ela está mais quente do que a que acessou nos últimos 180 dias, então vamos pagar a mais para essa pessoa; 
  • Estatística para anúncio – corte de anúncios que não performam bem; 
  • Negativação automática – corte de termos de busca que não convertem bem, 
  • E muito mais! 

E de que forma a Pareto comprova que consegue realizar essa qualificação?

Prêmios! Cases de Sucesso! Clientes satisfeitos com a performance de suas contas! 😀

O Pareto Quantic começou a ser desenvolvido em agosto de 2016 e, hoje, gerenciamos mais de 2 bilhões em investimentos. Em pouco mais de dois anos, conseguimos nos tornar a primeira empresa a ser Premier Partner da Google em Tecnologia da América Latina!

Com reconhecimento nacional e internacional, ganhamos inúmeros prêmios pelo desenvolvimento de uma tecnologia capaz de trazer o melhor público para os clientes. 

Destacamos o prêmio do Google Awards de 2017 – o Oscar do Google para seus Premier Partners. Nesse ano, fomos top 3 Mundial na categoria Inovação, batendo empresas internacionais e com reconhecimento de mercado. 

Leia mais sobre como a Pareto foi finalista no Google Premier Partner na categoria de Google Shopping em: Estrutura Pareto de Google Shopping – Finalista no Google Awards 2017 e 2018

Atualmente trabalhamos com mais de duas mil contas no exterior para uso do Pareto Quantic como SaaS (Software as a Service). E cerca de 300 contas de Managed Service no âmbito nacional.

Mas e se você não tiver sucesso?

A Pareto traz uma exposição maior para o seu público ideal. Agora, ao aumentar a exposição, saiba que você pode converter ou não. Trazer um público mais constante (qualificado) não significa aumentar a conversão, apenas a probabilidade dela ocorrer. 

Se o seu negócio não for bom, se o seu produto não for bom, se o seu preço não for bom, se a sua oferta não for boa, se a sua proposta de valor não for boa, de nada adiantará aumentar suas chances. 

Estamos falando de inúmeras questões que envolvem diretamente o seu negócio como: velocidade do site, ofertas, qualidade do produto, preço do frete, e tantas outras. 

Para se ter uma noção, um estudo da Salesforce comprovou que há um aumento de 384% de probabilidade se a empresa entra em contato com a lead em até 5 minutos.

Então, se a gente expõe o seu site ao melhor público possível, mas você não entra em contato rapidamente, pode estar perdendo venda.

Parceria no Negócio

Transformar esse público em venda é olhar para os seus indicadores e entender que nós estamos aqui para trabalhar em PARCERIA.

Porque se a Pareto, automaticamente, conseguisse garantir que, ao contratar o nosso serviço, todo o público qualificado será convertido em venda, era basicamente fechar contrato com qualquer empresa no mundo e garantir que elas ficariam bilionária. E isso é impossível 🙂

Então, tenha em mente que sempre vai depender também de você.

Se a sua empresa estiver estruturada, se o seu negócio estiver estruturado, você consegue aumentar a conversão trabalhando com a gente, pois:

Então, você pode ter certeza que nós faremos um excelente trabalho para te dar os melhores feedbacks sobre o trabalho que você está realizando. Tanto sobre as coisas que trazem um resultado positivo como para as que não trazem.

Nosso time está sempre se qualificando para te ajudar a crescer :). Afinal, se você ganha, a gente ganha junto.

Agora que você já entendeu o propósito de nosso trabalho, vamos começar?

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