::OBJETIVO::

Neste artigo, vamos apresentar para você essa poderosa ferramenta gratuita do Google que é o Google Analytics! Assim, você vai poder utilizar todos os recursos disponíveis para entender seu público e melhorar o seu website.

::O QUE É O GOOGLE ANALYTICS::

Se você tem um site, com certeza vai querer saber mais detalhes sobre aqueles que o visitam. Caso as informações importantes para o seu negócio passem despercebidas, é provável que você perca muitas oportunidades. Não adianta fazer uma grande estratégia de marketing para divulgação se os resultados não forem monitorados. Como saberemos que estamos tendo sucesso com nossa estratégia? E é aí que entra o poderoso Google Analytics!

Trata-se de uma ferramenta que reúne as diversas métricas importantes de se analisar em um site. Por exemplo, qual o número de visitantes que seu site está tendo, quanto tempo eles passam por lá, quais dos canais estão trazendo mais tráfego (como links patrocinados, pesquisa orgânica, direct ou e-maiil), quais redes sociais estão trazendo mais resultado, e muitas outras informações.

Tendo acesso a esses dados, você poderá tirar várias conclusões importantes para seu negócio, e assim, otimizar sua estratégia. Por exemplo, você verificou que os uma determinada página do seu site que contém uma categoria de produtos está sendo mais acessada. É provável que seu público tenha mais interesse naquele tipo de produto, e você pode decidir ampliar a oferta daquela categoria. Ou então, você verificou que os anúncios no Facebook estão trazendo muito mais resultado do que os do LinkedIn. Então, valerá mais a pena direcionar seu orçamento para os anúncios do Facebook, que geram mais conversões para você, reduzindo seu custo por aquisição (CPA).

::COMO EU FAÇO PARA APROVEITAR TODOS ESSES BENEFÍCIOS::

É fácil! Basta criar uma conta no Google Analytics para rastrear o seu site. Temos um tutorial aqui em nosso blog que explica como você pode criar a conta etapa por etapa. Tendo criado a conta do Analytics e vinculado o código de conversão às páginas de seu site, você terá acesso a diversas ferramentas de análise e métricas.

As principais, métricas para se analisar estão na aba Público Alvo -> Visão Geral. O Google Analytics também permite a visualização de relatórios que facilitam o acompanhamento dos dados. Veja algumas das principais informações disponíveis no Google Analytics:

  • Sessão/Visitas: quantas visitas o seu site recebeu em um determinado período de tempo. É importante para verificar o alcance do seu site.
  • Usuários/Visitantes Únicos: o número de novos clientes que entraram no seu site naquele período. Visitante único significa que só serão contabilizados os clientes que visitaram seu site uma única vez no período.
  • Páginas por Visita: é o número médio de páginas dentro do seu site que os visitantes acessaram. Indica a interação que eles estão tendo com o conteúdo do seu site.
  • Taxa de Rejeição: é o percentual de pessoas que acessaram o seu site e saíram após visualizarem apenas uma página.
  • Duração Média das Sessões: quanto tempo os usuários passam, em média, dentro do seu site. Quanto mais interesse no conteúdo, mais tempo eles passarão por lá.
  • Origem do Tráfego: aqui podemos descobrir de onde vieram aqueles visitantes (se foi através da busca orgânica, dos anúncios do Google Ads, dos anúncios das redes sociais, do e-mail, de referências em outros sites ou até de forma direta – digitando o endereço do site). Este é um ponto muito importante na hora de analisar suas estratégias de marketing.
  • Resultado do E-commerce: aqui você pode acompanhar como andam as vendas do comércio virtual.
  • Marketing: é possível verificar quais campanhas de marketing estão sendo mais eficazes.

Existem muitas outras funcionalidades dessa ferramenta incrível! Se você não quer perder oportunidades de melhorar seu negócio e entender como os visitantes de seu site se comportam, não deixe de usar o Google Analytics!

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Bitnami