Introdução

O Twitter é uma das plataformas sociais mais populares do mundo, com uma audiência extremamente diversificada. Além de ser muito dinâmica, milhares de tweets são compartilhados em um segundo. Um conteúdo pode atingir milhares de usuários e, se for compartilhado, pode atingir ainda mais pessoas.

Independente do seu tipo de empresa, você pode utilizar o Twitter como uma forma de se comunicar com seu público, criando uma rede de clientes fiéis à sua marca. Uma vez que as pessoas utilizam essa plataforma como uma forma de se informar sobre o que está acontecendo no mundo e compartilhar informações instantâneas.

Assim como o Facebook e diversas outras redes sociais, que contam com a presença de empresas em suas plataformas O Twitter também começou a investir em anúncios .

E, para conseguirmos veicular anúncios no Twitter e aproveitarmos todo o potencial dessa plataforma, utilizamos a ferramenta Twitter Ads. E é sobre ela que falaremos nesse artigo. Vamos lá?

 

O Twitter Ads

O Twitter Ads é o local central para promover tweets, contas e trends, permitindo que você planeje, crie, gerencie e analise suas campanhas. Estas campanhas podem ter o objetivo de aumentar tráfego, ganhar relevância ou branding e gerar conversão.

Para que você possa utilizar a plataforma, primeiro, você deve ter uma conta do Twitter. Quando você criar a sua conta do Twitter Ads, o seu @handle se torna o administrador, por padrão. Sendo este o maior nível de acesso da conta, podendo dar acesso a outros usuários com diferentes níveis. (Confira como dar acesso a usuários neste artigo).

Com o Twitter, você consegue fazer três tipos de promoção, baseados em diferentes objetivos de campanha, sendo elas: Trends Promovidos, Contas Promovidas e Tweets Promovidos. Veremos cada uma delas a seguir.

 

Trends Promovidos

Ficam localizadas na parte superior da caixa “trends” com uma sinalização de promovido, sendo estes os tópicos mais discutidos no Twitter que ocorrem em um momento específico, contexto ou evento.

 

Contas Promovidas

O Twitter vai sugerir usuários para as pessoas seguirem, de acordo com a segmentação definida. Ao promover uma conta, ela fica na parte superior, sendo uma forma das marcas conseguirem mais seguidores na rede social. Essas contas são marcadas com “promovido”, para diferenciar das contas recomendadas.

 

Tweets Promovidos

São os Tweets que são anúncios, funcionando como tweets normais, que podem ser compartilhados, respondidos ou curtidos, porém, podem ou não aparecer na timeline da conta. 

Eles podem aparecer em diferentes locais, sendo eles:

  • Perfis de usuários: eles irão aparecer em perfis específicos que estejam de acordo com a segmentação configurada na campanha;
  • Feed do Twitter: pode aparecer na timeline do usuário se o tweet promovido for relevante para ele;
  • Resultado de busca: aparece no topo da página de resultado de busca

 

Se o objetivo da sua campanha é aumentar o tráfego no seu website, você irá pagar pelo número de cliques que seu site recebe. Se o seu objetivo aumentar a sua audiência orgânica, você pode pagar por seguidores. Quem deseja crescer a presença da marca, pode pagar por impressão ou pelo primeiro engajamento com o usuário.

Segmentação de Público

Além de poder escolher o objetivo da sua campanha, você pode definir diversos parâmetros para encontrar o melhor público para sua marca.

De início, é possível definir localização, idioma e o dispositivo que o usuário utiliza. Agora podemos seguir para as segmentações mais avançadas.

 

Sósia de Seguidores

Com essa segmentação você consegue atingir usuários parecidos com os seguidores de contas relevantes para o seu negócio. Quando você seleciona essa opção, o algoritmo do Twitter automaticamente cria uma audiência baseada no interesse desses seguidores.

Para utilizar essa segmentação, é importante que você estude, anteriormente, seus competidores, influenciadores e contas relevantes para sua marca.

 

Palavra-chave

O Twitter permite que você atinja pessoas que publicaram ou buscaram determinadas palavras-chave. Dessa forma, você consegue aparecer para usuários que você quer e quando for mais relevante para eles.

Você consegue utilizar os insights do Twitter para se guiar, posteriormente, vendo quais palavras trazem resultado ou não e, assim, melhorar a sua performance.

 

Público de Interesse

O Twitter disponibiliza 25 categorias de interesses que se dividem em 350 sub-categorias, onde é permitido escolher no máximo dois interesses por campanha, de modo que você consiga analisar o que funciona de fato.

Como essa segmentação é muito ampla, é importante que você foque nas subcategorias para que consiga alcançar o melhor público.

 

Público personalizado

Você pode criar públicos personalizados a partir de pessoas que visitaram seu site, aplicativo, ou a partir de uma lista. Esse é, basicamente, o remarketing do Twitter, permitindo que você tenha contato com quem já interagiu com a sua marca em outro momento.

 

Benefícios de usar o Twitter Ads

Existem muitos anúncios que são não são agradáveis para o usuário. Porém, com o Twitter é diferente, uma vez que os anúncios aparecem de maneira sutil, muito parecidos com os conteúdos orgânicos, sem atrapalhar a experiência do usuário na plataforma.

Com isso, você pode ter liberdade para ser criativo na hora de fazer o seu anúncio. Podendo promover vídeos, cartões do seu site e outros conteúdos que estejam alinhados com o seu negócio.

Normalmente, anunciar online é mais barato do que as formas tradicionais de se fazer marketing. Porém, em comparação com as outras plataformas de marketing digital, o Twitter Ads é ainda mais barato! Isso acontece porque o número de empresas no Twitter é menor, se comparado às outras plataformas, o que faz com que a competição seja menor também.

Além disso, você consegue atingir um público específico, com diversos filtros, de modo que você gaste dinheiro apenas com quem for relevante para o seu negócio. Além de poder atingir pessoas que buscam ou falam sobre assuntos de interesse da sua marca, com a segmentação por palavra-chave, atingindo o usuário no momento certo.

 

Conclusão

Por esse e outros motivos, o Twitter Ads é uma plataforma que pode ser muito interessante para qualquer empresa. Podendo trazer uma comunicação direta com seu público e aproveitar todo dinamismo que é o Twitter.

Além de poder economizar numa plataforma menos concorrida no mercado e ter liberdade para explorar as diversas segmentações que o Twitter permite fazer e, assim, encontrar o melhor público.

 

Confira esses outros artigos sobre Twitter aqui do Blog Pareto:

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Bitnami