Skip to main content

O que são Palavras-Chave Negativas?

By dezembro 28, 2018janeiro 30th, 2024No Comments
Palavras-Chave Negativas

Afinal, o que são as Palavras-Chave Negativas?

Sempre que criamos um anúncio, inserimos as palavras-chave, lembra? Elas são os termos responsáveis por ativar nossos anúncios no leilão do Ads.

As palavras-chave negativas seguem a mesma lógica, mas de maneira inversa. Nesse mecanismo, listamos os termos que não queremos que ativem anúncios no Google. De maneira geral, ao negativar um termo, dizemos à inteligência do Ads que esse termo não possui relação com o que anunciamos. Ou seja, o anúncio não deve aparecer ao digitarmos essas expressões.

 

Mas, por que negativar algumas palavras-chave?

Sim, eu sei que é estranho. Se o Google Ads exibe os anúncios ao reconhecer as palavras-chave, porque negativar alguns desses termos?

Imagine que seu negócio é uma marca de  roupas voltada para o público masculino. Em sua linha não há nenhum tipo de peças femininas. Se você listar como palavras-chave apenas “camisetas baratas” ou “t-shirts em promoção”, haverá, sem dúvidas, buscas com variações do tipo: “camisetas femininas baratas” ou “t-shirts femininas em promoção”.

Pode acontecer dos seus anúncios crescerem em cliques ou impressões, mas muito provavelmente suas conversões não vão acompanhar esse crescimento. Isso porque muitos usuários estarão procurando por um produto que você não vende. É aqui que se torna importante o uso de palavras-chave negativas.

Também podemos ter efeito similar (de limitar a exibição do anúncio) se cadastramos os anúncios para serem exibidos apenas quando o usuário digitar os termos dentro de uma frase (antes ou depois de outras palavras) ou somente quando o termo digitado for idêntico ao cadastrado. Esses mecanismos de palavras-chave são conhecidos como Correspondência de Frase e Correspondência Exata.

É importante ter cautela ao usar essas configurações. Elas geralmente limitam a quantidade de vezes que um anúncio é exibido, restringindo os espaços amostrais de análise da sua campanha. Apesar de ter um público mais restrito, e provavelmente mais interessado na sua marca, pode ser que sua campanha fique com dados insuficientes por conta do pequeno número de exibições.

Como otimizar a escolha de palavras-chave negativas?

Eu sei que essa tarefa não é nada fácil. É realmente é difícil encontrar quais os termos certos para negativar. É comum termos dúvidas se aquela determinada palavra está mesmo contribuindo negativamente para seus anúncios. Afinal, quanto mais palavras-chave você negativar, mais segmentada será sua exibição e, consequentemente, menos vezes ela será imprimida.

Embora não haja uma fórmula, separei duas dicas para te ajudar a escolher os termos negativos:

 

  1.  Evite termos muito genéricos

Sim, eu sei que os termos genéricos enchem os olhos de muita gente por atraírem mais atenção para as campanhas. E quem não quer ter um anúncio exibido várias vezes e com muitos cliques, não é mesmo?

Se seu objetivo for conversão, é preciso ter muito cuidado ao optar por palavras genéricas. Um grande número de exibições e uma alta quantidade de cliques nem sempre significam alta conversão. Muitas vezes, inclusive, significam o oposto. Com um público mal segmentado, as chances de você imprimir seus anúncios para um público que não está interessado no seu produto são grandes.

Termos genéricos muitas vezes ativam seus anúncios para usuários com diferentes interesses. Os usuários acreditam que seu site é tudo o que eles procuram e, quando clicam e acessam seu site, percebem que não é bem aquilo que estão querendo. Por isso, retornam às buscas e você não converte. Como você paga por clique, toda vez que um usuário desinteressado acessa o seu site, na verdade, você está perdendo dinheiro. Não é isso que a gente quer, não é?

Selecione termos que possuam relação direta com o objetivo do seu anúncio e evite os termos genéricos. Isso aumentará suas chances de conversão, uma vez que você irá anunciar para um público que realmente possui interesse no seu produto.

 

  1. Observe o relatório de pesquisas do Google Ads

Vamos usar o seu próprio histórico a seu favor! O Google Ads possui um relatório de pesquisas que mostra quais termos foram usados pelos usuários para chegar ao seu anúncio. Você pode escolher o período de tempo que quer analisar e ver quantas vezes cada palavra-chave foi utilizada.

Para encontrar esse relatório, siga esses passos:

  • Clique em “Todas as Campanhas” no painel de navegação à esquerda, depois, em “Palavras-chave” no Menu.

Clique em “Todas as Campanhas” no painel de navegação à esquerdaDepois, em “Palavras-chave” no Menu.

  • Clique em Termos de pesquisa na parte superior da páginaClique em Termos de pesquisa na parte superior da página:
  • Você verá dados sobre quais termos de pesquisa acionaram impressões e cliques.
  • Edite seu Relatório de termos de pesquisa e altere as colunas que quer ver clicando no ícone de “Colunas”. Dessa forma, será possível adicionar, remover ou reordenar as colunas no seu relatório.Edite seu Relatório de termos de pesquisa e altere as colunas que quer ver clicando no ícone de “Colunas”. Dessa forma, será possível adicionar, remover ou reordenar as colunas no seu relatório.

 

  • Para fazer o download dos dados em um relatório, clique no ícone de três pontos e selecione “Fazer download”.

Essa é uma ótima maneira de descobrir o caminho que os usuários têm percorrido para visualizar seus anúncios. Assim, é possível entender quais palavras-chave devem ser negativadas e também quais estão te ajudando nos lances do Ads.

Se você observar algum termo que não tem relação com seu negócio, basta clicar em um botãozinho cinza que aparecerá ao lado dele e selecionar a opção “Adicionar à lista de palavras-chave negativas”.

É importante sempre monitorar o comportamento das suas campanhas e como as palavras-chave negativas estão impactando no seu negócio. As buscas dos usuários, o comportamento do mercado, seus objetivos com os anúncios, enfim, diferentes fatores que podem se alterar com o decorrer do tempo e você vai precisar atualizar suas campanhas.

De tempos em tempos, analise seus termos negativos e faça uma limpeza naqueles que não têm um bom desempenho.

Como o Pareto.io pode ajudar nesse processo?

O Pareto.io analisa cada um dos dados da sua campanha e, a partir de diversos mecanismos, consegue te dizer quais palavras devem ser negativadas. E o mais incrível: ele ainda consegue te estimar o quanto você vai economizar por negativar aquela palavra.

negativar palavra-chave

Se no seu Marketing Board tiverem cards do tipo Negative this term quer dizer que nosso algoritmo conseguiu confiança estatística suficiente para otimizar sua conta.
Basta arrastar o card para a coluna “Done” ou clicar em “Add Term”, como mostrado ali em baixo na imagem.

Negative this term

Caso ainda não tenha aparecido, fique tranquilo. Nosso algoritmo só sugere essas melhorias quando tem dados o suficiente para não errar. Ou seja, se ainda não tiver aparecido uma card desse tipo pra você, significa que ainda estamos coletando dados pra te ajudar da melhor maneira na negativação de termos!

Curtiu este artigo?

0 / 5 0 0

Your page rank:

Pareto

Author: Pareto - Conheça mais sobre o universo das IAs e do Marketing Digital. Acesse já o nosso acervo de conteúdos!

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.