Introdução

Este artigo tem o objetivo de analisar como o clima pode influenciar o comportamento de compra das pessoas. Apresentamos aqui a análise da Pareto sobre o clima. Através de estatística e inteligência de dados, permitimos a interpretação de como o clima influencia nos negócios.

O clima, em geral, é caracterizado pelas chuvas, ventos, variações de temperatura e umidade de um local. Todos esses padrões climáticos têm efeitos no comportamento humano.

Comportamento Influenciado pelo Clima

Ao longo das décadas, as pessoas descobriram maneiras de se adaptar aos diferentes aspectos do clima. Tais adaptações podem ser principalmente observadas durante as variações das quatro estações (primavera, verão, outono e inverno).

No verão, por exemplo, devido às temperaturas mais altas, as pessoas tendem a usar roupas mais leves e praticar atividades externas, lazer, praias, piscinas. O contrário pode ser observado no inverno, onde, devido às temperaturas mais baixas, tendem a usar roupas mais pesadas e procurar ambientes mais fechados visando principalmente se proteger do frio.

Além das influências mais generalizadas, estudos mostram que as variações climáticas influenciam até mesmo o humor das pessoas.

Em geral, classifica-se como um “tempo bom” aquele em que se observa céu claro, com uma cobertura mínima de nuvens e uma quantidade razoável de luz solar. Já, o “tempo ruim” pode ser descrito como um céu com nuvens pesadas e luz solar mínima. Isso ocorre porque os seres humanos têm atitudes diferentes em relação às diferentes condições climáticas.

Em dias de “tempo bom”, as pessoas costumam ter mais energia para trabalhar em qualquer atividade. Passam a maior parte do tempo fora de casa, tendem a se comportar de maneira mais descontraída e são, em geral, mais otimistas e confiantes.

Nos dias de “tempo ruim”, entretanto, a maioria das pessoas passa o tempo dentro de casa, podendo torná-las até mesmo mais deprimidas (em casos mais extremos de inverno rigoroso). Isto ocorre principalmente no inverno, onde se observa que devido ao frio excessivo as pessoas tendem a ficar em ambientes fechados, comer e dormir mais do que o habitual, não participando muito de atividades físicas.

 

Clima & Business

Não é de surpreender que o clima possa influenciar nosso comportamento de compras. É claro que o que comprarmos será influenciado pelas condições climáticas que experimentamos.

Não há uma grande demanda por capas de chuva no deserto do Saara, e poucas pessoas correm para comprar sorvete quando está nevando. A chuva aumenta a venda de guarda-chuvas, enquanto que em uma onda de calor, à medida que a temperatura aumenta, a venda de saladas e churrascos também. Portanto, o clima influencia nosso comportamento geral de compras. 

Clima e Indústria de Bens de Consumo

Um estudo analisou os números de vendas de uma loja de chá e café. Depois,  comparou esses números com o clima no mesmo período. Concluindo que as vendas estavam claramente relacionadas ao sol.

Este mesmo estudo expôs alguns participantes à luz solar artificial e descobriu que eles estavam mais dispostos do que um grupo de controle a comprar coisas de uma lista, incluindo chá verde, academia, assinaturas de jornais e passagens aéreas.

Considerando as diferentes influências do clima sobre o comportamento e as escolhas dos seres humanos, diferentes setores de mercado criam diferentes estratégias visando uma maior rentabilidade para o seu negócio.

A preocupação com as mudanças climáticas tem, por exemplo, ganho interesse das indústrias de moda.  Devido às variações de temperaturas entre as estações do ano, novos designers têm incorporado os dados climáticos ao preparar novos modelos, de modo que estes possam ser atrativos assim como adaptáveis, considerando diferentes variações climáticas.

Pesquisas mostram que as mudanças de temperatura no verão e no inverno têm um impacto substancial nos volumes de pesquisa para diferentes tipos de roupas. O que apresentaria um potencial de atrapalhar significativamente os algoritmos de previsão de vendas, por exemplo. 

 

Clima e Indústria de Entretenimento e Turismo

O setor de entretenimento também apresenta grande interesse sobre as condições climáticas. Com ênfase ao Turismo, pesquisas mostram que os destinos turísticos e as agências de turismo são afetados pelo clima de várias maneiras.

Todos os destinos turísticos são sensíveis ao clima até certo ponto, pois são influenciados pela sazonalidade natural da demanda, mas também são afetados positiva ou negativamente pela variabilidade climática.

Esta  pode trazer ondas de calor, frio fora de estação, seca ou tempestade e chuva forte. O que pode afetar não apenas conforto e segurança do turista (e, portanto, satisfação), mas também os produtos que atraem turistas: cobertura de neve, recifes de coral, vida selvagem, por exemplo.

A variabilidade climática também influencia várias facetas das operações turísticas da região em questão (fornecimento e qualidade da água, custos de aquecimento e resfriamento, por exemplo). 

Reflexão Sobre o Clima no seu Negócio

É possível identificar se o seu público tende a comprar mais ou comprar menos em função do clima? Será que as pessoas buscam pelo seu produto em dias mais quentes? Ou em dias mais frios? E se chover, qual a tendência do comportamento do seu público?

Estas perguntas são muito importantes para o planejamento de um negócio, e  podem ser respondidas através da análise da Pareto sobre Dados Climáticos.

Através de um conhecido integrado entre Marketing Digital, Dados Climáticos e Inteligência Artificial, a Pareto busca encontrar Insights que possam, de maneira prática, caracterizar o comportamento online de um determinado público em função das condições climáticas

Achou interessante? Então, veja abaixo um experimento prático utilizando os dados do Google Ads de uma grande rede nacional de cinemas, cliente Pareto.

Inteligência de Dados na Prática: O Clima e o Cinema

Foram analisadas métricas importantes de Marketing Digital para uma importante rede de cinemas brasileira e comparadas ao clima da região. No caso, a região de análise foi a cidade do Rio de Janeiro.

As Figuras 1 a 3 mostram as variações do volume de “Impressões”, “Cliques”, “Conversões”, “Valor de todas as Conversões” (Receita), “Valor de todas as Conversões sobre o Custo” (ROAS) e o “Custo pelo Número de Conversões” (CPA) de acordo com faixas de temperatura para a cidade do Rio de Janeiro para o público da rede de cinemas. 

É possível verificar, através da Figuras 1 que a medida em que era observado um aumento de temperatura na cidade do Rio de Janeiro, as pessoas apresentaram uma tendência de procurar mais por cinema.

Tal fato poderia estar associado a presença dos ambientes refrigerados oferecidos pelas salas de cinema. Provavelmente visando ambientes com temperaturas mais agradáveis. 

Figura 1 – Volume de Impressões (esquerda) e Cliques (direita) em função das diferentes classes de Temperatura na cidade do Rio de Janeiro.

 

Esse comportamento pode ser comprovado pelo número de conversões (Figura 2) que também apresentou uma tendência de crescimento em função das temperaturas mais altas.

Figura 2 – Volume de Conversões (esquerda) e Valor de todas as conversões (direita) em função das diferentes classes de Temperatura na cidade do Rio de Janeiro.

 

Por fim, observa-se também uma diminuição do custo para realizar uma determinada conversão (CPA) e, associativamente, um aumento do ROAS (Figura 3). 

    

Figura 3 – Volume de Valor de Conversão por Custo (esquerda) e Valor de Custo por Conversão as conversões (direita) em função das diferentes classes de Temperatura na cidade do Rio de Janeiro.

 

Conclusão 

De forma breve, verificamos neste artigo que as condições climáticas afetam direta e indiretamente o comportamento do seres humanos nas diversas escalas.

Tanto associadas às questões psicológicas, como também associadas a questões de compras, moda, lazer, entretenimento, dentre outras.

Através de um estudo de caso para o público da rede de cinemas, conseguimos também observar, com confiança estatística de 95%, uma mudança de tendência de comportamento das pessoas em função das variações de Temperatura. Comportamento este observado através dos volumes de Impressão, Cliques, Conversões, CPA, Receita e  ROAS.

Então, que tal aplicar a análise da Pareto sobre o clima nas suas campanhas? É só falar com nosso time para mais detalhes. Se já for cliente Pareto, pergunte mais detalhes ao seu gerente de conta.

 

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Bitnami