Introdução

A Black Friday é um período do ano muito aguardado por muitas empresas, tanto e-commerces, lojas físicas e até aquelas com foco em geração de Leads. Momento, também, muito esperado por compradores, com expectativa de encontrar os produtos ou serviços que desejam com preços especiais e vantagens!

Mas, para você que possui um site e vai realizar campanhas de mídia paga nesta data, sabe exatamente quais métricas acompanhar durante o período da Black Friday?

Neste artigo, vamos ajudá-lo a definir as principais métricas para acompanhar durante a Black Friday.

Métricas para Acompanhar

A seguir, descrevemos algumas métricas que são muito importantes para esse período de Black Friday, especialmente para a sexta-feira (muitas empresas realizam Black Week e Black Month).

Neste outro artigo, explicamos 20 Indicadores de Marketing Digital que você precisa conhecer. Alguns dos citados abaixo, também encontram-se lá, com uma explicação detalhada.

Com esses KPIs, esperamos ajudar no seu monitoramento de campanhas de mídia paga.

Vendas (ou Leads), Receita e ROAS

Claro que se você possui um e-commerce, o grande objetivo da Black Friday é alavancar o número de vendas no site e o valor de receita faturada. Sempre focando em um ROAS ideal.

Um monitoramento interessante é a visão Hora a Hora, comparado com a Black Friday do ano anterior. Você pode acompanhar esses dados de hora em hora no Pareto Ads!

Por exemplo, quantas vendas foram feitas até as 11h da Black Friday deste ano, comparado ao ano passado? Ou então, estamos batendo o recorde de receita na Black Friday comparada ao mesmo horário do ano passado?

Se você tem Woocommerce, Shopify e Loja integrada, você pode acompanhar no gráfico do Pareto Ads de hora em hora o custo das campanhas com a receita faturada, vendo, então, o ROAS de hora em hora.

Para acompanhar esses dados no dia da Black Friday, recomendamos a visualização dos dados de Google Analytics ou integrados do seu CRM, como mencionamos acima. Uma vez que a contabilização através das plataformas de mídia paga (Google e Facebook) não será instantânea. Isso ocorre devido ao modelo de atribuição das plataformas e também do próprio tempo de atualização dos dados.

Se o seu negócio tem foco em geração de Leads, é válido acompanhar esse volume de contatos de hora em hora. Se você usa o PipeDrive, a dica é acompanhar a performance de Leads por hora no Dashboard do Pareto Ads.

Custo por Clique

Como muitas empresas estarão realizando promoções nesta data, a concorrência será grande para as campanhas. Ainda mais se tratando de setores mais concorridos e com descontos agressivos.

Por isso, acompanhe o CPC das suas campanhas. É esperado que ele aumente ao longo da sexta-feira, por conta do aumento da concorrência.

Caso utilize estratégias baseadas em CPC manual (Google Ads), verifique a necessidade de aumentar o lance oferecido pelas palavras-chave ou grupos de anúncios, de modo a não perder oportunidades no leilão, com a redução da parcela de impressão.

As suas palavras-chave mais “críticas” são aquelas que representam boa parte do seu volume de conversões. por isso, fique de olho nelas durante a Black Friday!

Orçamento da Campanha (Google Ads)

Sem dúvida, o acompanhamento do orçamento gasto por suas campanhas ao longo do dia da Black Friday é uma atividade fundamental para não perder oportunidades.

Caso sua campanha fique limitada por orçamento, ou seja, tenha atingido o valor máximo diário, ela deixará de imprimir a partir daquele horário. Nesse caso, seus anúncios não serão exibidos e boas oportunidades de venda poderão ser perdidas.

Então, acompanhe frequentemente o valor gasto por cada campanha, e segmente por horário do dia. Assim, é possível identificar se ela parou de imprimir e se é necessário aumentar seu orçamento diário.

Uma dica: não espere aparecer o aviso de “Campanha Limitada por Orçamento” na plataforma do Google, uma vez que esse aviso não é instantâneo. Por isso, o ideal é fazer a segmentação por horário do dia e acompanhar o quanto já foi consumido e o que ainda resta.

Você pode acompanhar o custo da sua campanha diretamente no Pareto Ads. Na área de Segments, analise a performance por tipo de campanha e crie sua própria visão de performance para a Black Friday.

Abaixo, veja um exemplo da visão hora a hora do Custo por segmentos de campanhas (Search, Shopping, Display e Vídeo):

Caso sua campanha atinja o teto de custo, é possível editar o orçamento diretamente pelo Pareto Ads, na visão de tabela do Dashboard.

OBS: Suas campanhas de Google estão sujeitas ao superfornecimento. O superfornecimento ocorre quando o Google Ads exibe seu anúncio de forma que excede o que o orçamento normalmente permitiria. Isso ajuda a compensar os dias em que a frequência de exibição é baixa. Quando há superfornecimento, seu custo total diário pode ser até duas vezes maior do que o orçamento diário médio. 

Volume de Impressões (Facebook Ads)

Em dias tradicionais, o algoritmo do Facebook distribui seu orçamento diário estabelecido da melhor maneira. para isso, ele usa dados coletados na sua própria conta. De modo a não deixar que sua campanha pare de exibir em certos horários.

Mas cuidado! Com essa “distribuição padrão”, você poderá estar perdendo impressões em momentos importantes, em que seus potenciais clientes estariam dispostos a comprar.

No dia da Black Friday, a concorrência estará maior. Com isso, o valor do CPM (custo por mil impressões) também subirá!

Por isso, acompanhe o volume de impressões de suas campanhas até aquele horário do dia, e compare com o valor médio dos dias anteriores. Caso suas campanhas estejam imprimindo menos do que o normal, isso significa que a concorrência está acirrada e que as impressões estão mais caras. por isso, avalie um aumento do orçamento diário para aproveitar as oportunidades dessa data.

No Dashboard do Pareto Ads você poderá analisar as impressões em tempo real do Facebook e Instagram.

Ticket Médio

Compare o seu Ticket Médio, ou seja o valor médio dos pedidos, com o dos concorrentes. Caso os concorrentes estejam praticando um valor muito inferior, por exemplo, pode ser que você não obtenha os resultados esperados.

Talvez valha aumentar o percentual de desconto, ou oferecer alguma vantagem adicional ao seu cliente. Mas, claro, pensando em um ROAS mínimo ideal para seu e-commerce.

Você usa Loja Integrada, Woocomerce ou Shopify? É possível acompanhar o seu Ticket Médio de hora em hora com o Pareto Ads. Tire um insight em tempo real na BF e não deixe que os seus produtos percam competitividade com a concorrência.

Pesquise com antecedência os preços praticados pelos outros competidores do ramo. inclusive, analisando o que foi praticado no ano anterior. Isso poderá ajudá-lo a preparar a melhor estratégia de Black Friday.

 

Estabilidade e Tempo de Carregamento do Site

Uma métrica que influencia na experiência dos usuários é o tempo de carregamento do seu site. Com um fluxo maior de pessoas acessando, por conta das promoções, é possível que ele fique mais lento.

É importante ressaltarmos que não necessariamente seu site precisa carregar em menos de 3 segundos, ou mais rápido do que os de seus concorrentes. O mais importante é ter um site que permita maior engajamento do público e facilidade da conversão.

Para você que já está planejando o Black Month, acompanhe a velocidade do site, de modo a oferecer uma boa experiência de compra/cadastro para seu potencial cliente. Garanta que seu site estará disponível, estável e sem quedas por conta do maior número de usuários. Afinal, não queremos que ele desista da compra por conta de problemas técnicos, não é?

Nós recomendamos o uso do Test My Site, ferramenta do Google para desenvolvedores que permite uma análise detalhada da performance de carregamento do site. Assim, você já saberá a velocidade média de seu site antes do período de Black Friday e poderá tomar as medidas para manter a mesma performance nesse período.

Uma dica interessante é que os principais banners do site costumam ficar muito pesados para carregamento. Melhorias de apenas 0,1 segundos podem fazer a diferença na receita para o dia! Mas não se esqueça, que o mais importante é trazer um site com alto potencial de engajamento.

Conclusão

Então, esteja preparado para a Black Friday e selecione as métricas de fato relevantes de serem acompanhadas no dia da promoção.

Neste artigo, focamos nas métricas para acompanhamento durante o dia da Black Friday, apresentando para você os principais KPIs para essa análise.

Claro que, após a finalização da Black Friday, outras métricas consolidadas trarão uma visão geral do resultado da ação realizada. São elas: ROAS (Retorno sobre Investimento em Anúncios) para e-commerces ou CPA (Custo por Aquisição) para Leads, Receita Total, Parcela de Impressão no leilão do Google (para entender a concorrência),Taxa de Conversão e Vendas ou Leads.

Não se esqueça de anotar as suas estratégias no HotSpot e no Marketing Board do Pareto Ads. Assim, no ano que você poderá lembrar as ações que deram certo (ou errado) para a Black Friday do ano que vem.

Aproveite a BF para escalar o seu negócio e fazer com que os clientes fiquem encantados com o seu produto… Lembre-se: a experiência sempre está acima do preço!

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Bitnami