Skip to main content
Não categorizado

Sequência de anúncios em vídeo. Você sabe o que é?

By dezembro 28, 2018março 14th, 2024No Comments
Gif: Sequência de anúncios em vídeo no Youtube

Já pensou em contar uma história para clientes em potencial através de uma sequencia de anúncios em vídeo, gerando maior interesse e engajamento? Pois com a nova funcionalidade das campanhas em vídeo do Google Ads isso é possível!

Através de uma série de vídeos exibidos em uma ordem desejada, você pode contar a história de sua marca, as etapas do desenvolvimento de um produto, o impacto social de sua empresa em determinada região ou realizar chamadas para o evento que esteja organizando. As possibilidades são imensas!

Mas como funciona esse tipo de anúncio?

Muito simples! Primeiramente, você precisa ter um conjunto de vídeos que apresentem uma sequência lógica e que estejam publicados no seu canal do YouTube. Em seguida deve-se criar uma campanha de vídeo no Google Ads selecionando a opção “Sequência de anúncio”, na qual os links dos vídeos serão inseridos em ordem.

Campanha de vídeo no Google Ads selecionando a opção “Sequência de anúncio”, na qual os links dos vídeos serão inseridos em ordem.

Uma vez configurado, os usuários serão impactados por esses anúncios na ordem desejada.

Por exemplo, digamos que você deseje contar uma história dividida em 4 partes. Em um determinado acesso, o usuário é impactado pelo primeiro vídeo. Um tempo depois, ao acessar novamente o YouTube, o segundo vídeo é exibido e assim sucessivamente até o último vídeo, finalizando então a jornada.

Como mencionado, a grande vantagem dos anúncios em sequência é gerar maior engajamento dos usuários, uma vez que uma história ou sequência de informações bem contada despertará maior interesse na visualização e possível interação com o anúncio. Adicionalmente, potencializará a lembrança do usuário pela marca, produto, serviço ou evento.

Destaca-se que, um determinado usuário só receberá o segundo vídeo após ter sido impactado pelo primeiro e assim por diante, independentemente de ter interagido ou não com o anúncio. Para determinar se um usuário está apto a receber o próximo vídeo da sequência o Google utiliza a contabilização de “impressão” como parâmetro, ou seja, se foi contabilizada a “impressão” do vídeo 1 para o usuário “x” este estará habilitado a receber o vídeo 2 em um outro acesso.

Outro ponto interessante é que a plataforma considera o acesso cruzado em dispositivos diferentes, assim o usuário pode receber um vídeo ao acessar o YouTube pelo smartphone, o segundo ao acessar pelo computador, o terceiro ao acessar pelo tablet, etc.

Quais as configurações possíveis?

Essa modalidade de campanha permite ao anunciante diversas configurações em relação ao público-alvo, estratégia de lances e tipo de anúncio.

Em relação às estratégias de lance, é possível escolher entre:

  • CPV máximo (custo máximo por visualização)
  • CPM máximo (custo máximo por mil visualizações)
  • CPM desejado (custo desejado por mil visualizações)

 

Em relação aos tipos de anúncio é possível utilizar:

  • Anúncios TrueView in-stream: anúncios exibidos antes ou durante o vídeo que o usuário esteja visualizando, sendo possível que este seja “pulado”)
  • Anúncios Bumper: anúncios de no máximo 6 segundos, exibidos antes ou durante o vídeo que o usuário esteja visualizando, não sendo possível “pulá-lo”
  • Combinação de anúncios TrueView in-stream e Bumper

Neste ponto destaca-se que a estratégia de lances selecionada determinará as possibilidades em termos do tipo de anúncio a ser utilizado. Como apresentado na seguinte tabela:

Tabela de estratégia de lances

Finalmente é possível segmentar a campanha para públicos específicos e demograficamente (gênero, idade, status parental e nível renda), entretanto não é possível segmentar por canal, palavras-chave ou tópicos quando utilizamos a estratégia de vídeos sequenciais.

E como avalio minhas campanhas de anúncios em sequência?

Ao serem criadas, a plataforma do Google Ads disponibiliza um relatório específico para esse tipo de campanha. As métricas exibidas, são as mesmas dos outros tipos de anúncios. A diferença está no fato de estas estarem divididas entre cada um dos vídeos, possibilitando sua avaliação individual e conjunta, como na imagem seguinte.

campanhas de anúncios em sequência

E então? O que achou da sequência de anúncios?

Conte sua história para o mundo. =D

Fontes:
Ajuda do Google Ads: Sobre a sequência de anúncios em vídeo.

Curtiu este artigo?

0 / 5 0 0

Your page rank:

Pareto

Author: Pareto - Conheça mais sobre o universo das IAs e do Marketing Digital. Acesse já o nosso acervo de conteúdos!

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.