Introdução

A primeira etapa para se começar a anunciar no Google Ads, depois de criada a conta, é a criação de uma campanha. E dentre as diferentes opções do Google Ads, quais escolher?

Tudo vai depender da sua estratégia de divulgação e metas de publicidade. Deve-se analisar o que mais se encaixa com a sua empresa, de forma a atingir os clientes ideais.

Aqui na Pareto, nós pensamos nas melhores estratégias de divulgação das suas campanhas. De modo a tornar seu investimento em marketing digital mais vantajoso.

Veja, a seguir, os diferentes tipos de campanhas que existem e suas características.

Campanha da Rede de Pesquisa (Campanha de Search)

Esta é uma das campanhas mais utilizadas, sendo útil para todos os tipos de empresa. Nas campanhas de Search, os anúncios são exibidos na pesquisa feita através do Google.

Os anúncios aparecerão de acordo com o termo de busca pesquisado pelo usuário. Nos anúncios das Campanhas da Rede de Pesquisa, você irá definir palavras-chave que levarão seus clientes até os anúncios.

Esse tipo de campanha atinge os clientes que estão com interesse imediato no assunto pesquisado. Isso porque eles mesmos digitaram aqueles termos na pesquisa do Google.

Logo, é fundamental que as palavras-chave sejam pensadas de modo que seu anúncio apareça no momento certo para o usuário. E assim, aumentando a taxa de cliques e, consequentemente, a taxa de conversão.

Quanto maior o índice de qualidade das suas palavras-chave melhor, pois você terá um menor custo por clique.

Aqui na Pareto, temos estratégias que visam maximizar esse índice de qualidade, como você pode ver neste artigo  do nosso blog.

Veja a seguir um exemplo do anúncio de uma campanha da Rede de Pesquisa aqui da Pareto. Note que aparece um símbolo verde indicando que se trata de um link patrocinado.

Campanha da Rede de Display

Nesse tipo de campanha, você irá criar anúncios gráficos (imagens) que serão exibidos em sites parceiros do Google. Para definir onde estes anúncios serão exibidos, existem diversas segmentações que fazemos.

Desse modo, fazemos com que eles apareçam para as pessoas mais indicadas a consumir aquele produto ou serviço. Assim, as pessoas que estiverem acessando um site parceiro vão ver seu anúncio e podem vir a clicar nele.

De modo a atingir as pessoas certas, é fundamental fazer a segmentação correta do seu grupo de anúncios. É possível combinar a segmentação por tópicos, palavras-chave, canais, locais, idiomas, dentre outros. Aqui na Pareto focamos em fazer a segmentação adequada para que sua campanha tenha a maior eficácia.

Um ponto importante da Campanha da Rede de Display é que as imagens dos anúncios devem estar nas dimensões adequadas para serem exibidos na Rede de Display do Google.

Existem algumas regras de tamanho que devem ser seguidas. Nós fizemos este artigo aqui do Blog para te ajudar com os tamanhos de banners de Display.

Esse tipo de campanha é muito interessante para realizar o remarketing. Sabe aquele banner que fica te perseguindo depois de visitar o site de uma empresa e ver um produto? Então, isso acontece através do remarketing da Rede de Display!

Aqui temos um exemplo de Anúncio de uma Campanha da Rede de Display do Google, que é exibida em um site parceiro (no caso, a globo.com):

Campanha do Google Shopping

Se você possui um e-commerce, este tipo de campanha foi feito para você! Com ela, os anúncios dos seus produtos vão aparecem na parte superior da página de pesquisa do Google com a imagem do produto, o nome e o preço.

Para que esse tipo de campanha seja feito, é preciso vincular a conta do Google Ads a uma conta do Google Merchant Center. Lá no Merchant Center, você irá cadastrar o link XML que contém todos os seus produtos e as informações sobre eles, incluindo o preço.

Assim, será possível criar campanhas de Google Shopping para divulgá-los através do Google Ads. Aumentando o tráfego para seu website e possibilitando gerar mais conversões.

Veja um exemplo de Campanha de Shopping quando digitamos “livros” no Google:

Campanha de Vídeos

As campanhas de vídeo são muito interessantes para quem deseja fortalecer a identidade da marca. São um tipo de publicidade mais indicada para de topo de funil.

Seus anúncios em vídeos serão exibidos no YouTube ou em sites parceiros, antes, durante ou depois da exibição do vídeo que o usuário está assistindo. É importante ressaltar que é preciso que o vídeo que pretende divulgar esteja publicado no seu canal do YouTube.

Existem alguns formatos de anúncio de vídeo:

Trueview In-Stream

Este é aquele vídeo em que o usuário tem a opção de pular após 5 segundos de exibição. Nesse caso, você só vai pagar pela exibição do anúncio quando a pessoa assistir pelo menos 30 segundos dele.

Uma opção interessante para esse tipo de vídeo é adicionar botões Call to Action, levando ao site. Assim, eles se tornam mais interativos e com uma maior taxa de conversão. São os chamados Trueview for Action e Trueview for Shopping.

Com esse subtipo de campanha de vídeo, é possível incentivar os clientes a conhecer seus produtos ou serviços. Levando à compra do produto ou realização de outras ações valiosas para sua empresa.

Out-stream

Esses anúncios são similares ao Trueview In-Stream. Mas com a diferença de que são exibidos nos sites parceiros e só estão disponíveis para smartphones e tablets.

Trueview video Discovery

Este anúncio de vídeo é interessante para as pessoas descobrirem a sua marca, pois aparecem miniaturas do seu vídeo no YouTube e eles são exibidos quando a pessoa clica neles.

Bumper

São um formato de anúncio em vídeo de curta duração, desenvolvidos para alcançar os clientes de forma rápida através de uma mensagem curta e marcante. Esses anúncios têm no máximo seis segundos de duração e os espectadores não podem pulá-lo.

Veja um exemplo de Anúncio em uma Campanha de Vídeo tipo In-Stream:

Campanha Universal para Apps

Embora menos comum, o quinto tipo de campanha do Google Ads é a Campanha Universal para Apps. Ela é voltada para empresas que anunciam aplicativos, e quer divulgá-los para um número maior de usuários.

Os anúncios desse tipo de campanha podem ser divulgados na Rede de Pesquisa Google, na loja de aplicativos Google Play, no YouTube e na Rede de Display do Google.

Para criar o anúncio, você nem precisa adicionar uma imagem, que será retirada do próprio app. Bastando adicionar algumas linhas de texto, um valor de lance e alguns recursos adicionais.

Podem ser feitas campanhas para aplicativos nos sistemas operacionais Android ou IOS. Veja um exemplo em um dos locais em que seus anúncios podem ser exibidos:

Conclusão

Logo, neste artigo apresentamos os tipos de campanhas disponíveis no Google Ads. Elas podem ser de Rede de Pesquisa, Rede de Display, de Shopping, de Vídeo ou Universal para Apps.

É fundamental pensar na estratégia da sua empresa na hora de escolher quais são as mais indicadas. Fazendo uma combinação de campanhas e escolhas de palavras-chave e segmentações ideais, conseguimos atingir os clientes certos.

Por fim, se quiser saber mais sobre campanhas de Google Ads, confira nossos outros artigos!

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