Marketing

Anúncio para Display: 10 Elementos para Seus Criativos no Google e Facebook

By junho 28, 2019 No Comments
Tempo de leitura: 6 minutos

Como o Design Gráfico pode ser o seu principal aliado na melhora de performance dos seus anúncios. 

Precisa criar um banner do zero e não sabe por onde começar? Esse artigo servirá de auxílio para aqueles que buscam melhorar a comunicação visual dos seus criativos, citando 10 Elementos que deverão ser aplicados, suas relevâncias, seus impactos e dicas de uso.

Os 10 Elementos

Identidade Visual – Starbucks Coffee

1. Não esquecer da sua Identidade Visual

Quando falamos de Identidade Visual, falamos de um conjunto de elementos gráficos que são criados com a mesma linguagem para que a sua marca seja apresentada de forma integrada para o mercado.

“A identidade visual é o conjunto de elementos gráficos que irão formalizar a personalidade visual de um nome, ideia, produto ou serviço” (STRUNCK, 2001, p. 57) 

Esses elementos podem ser Cores — ter uma paleta de cores é essencial e tem grande peso na integração da sua Identidade. Além disso, atentar-se à psicologia das cores e selecionar aquelas que transmitem de forma eficaz a personalidade da marca;

“[As cores padrões] estão intrinsecamente relacionadas às empresas que representam, fazem parte de sua personalidade visual, podendo ser reconhecidas a grandes distâncias, antes mesmo que possamos ler seus símbolos ou logotipos” (STRUNCK, 2001, p. 79) 

  • Tipografia — fontes e letras utilizadas em todo seu material impresso e digital;
  • Iconografia — ilustrações simples, feitas para facilitar na comunicação da marca como também outros tipos de Imagens que conversem com o restante dos elementos;

O principal objetivo desse método é facilitar o reconhecimento dessa marca pelos seus potenciais clientes e usuários ou qualquer um que for impactado por ela. Quanto mais uniformes e harmônicos os elementos de uma marca, são maiores as chances dela se consolidar no mercado.

2. Chamada Principal

A chamada é um dos artifícios de mais peso e destaque, pois ela ficará encarregada de passar ao usuário a principal função e objetivo do seu criativo. Tal objetivo precisa ser pensado e idealizado antes da criação, para que o criador tenha em mente para quem ele está direcionando tais palavras e qual é a melhor forma de escrevê-las.

Definir um tom de voz para sua marca também é muito importante, tanto para encontrar o seu espaço no mercado, mas também para mostrar com transparência a sua marca para seus clientes e potenciais.

Sem esquecer também que é preciso ter uma comunicação entre o seu criativo e sua página — seja ela uma landing page, um website ou Rede Social. Já que a chamada é um sneak peak, ou seja, uma prévia do que o usuário vai encontrar caso clique no anúncio. 

O tópico 9 explica de forma mais aprofundada como a quantidade de texto pode interferir positiva ou negativamente no seu criativo.

3. Botão de Call to Action

O Call to Action, em conjunto com a Chamada, é um convite para o usuário entender mais sobre o que se trata o seu serviço, sua marca, seu produto.

Esse convite precisa sempre de um destaque — muitas vezes em forma de um botão. E também de uma frase que estimule o usuário a querer saber mais, a querer explorar além do que está sendo anunciado. 

O botão de Call to Action não pode ser um elemento estranho no seu criativo. Dar destaque ao Call to Action não significa diferenciá-lo do restante dos elementos. Ele deve se integrar harmonicamente com o criativo  e deve se adequar a toda comunicação visual da sua marca também!

4. Destacar produto ou elemento que está sendo divulgado

É muito importante entender o foco do seu criativo. Você tem o objetivo de vender um serviço? Ou talvez um produto? Deixe isso claro.

Dê o destaque necessário para ele. Mas lembre-se que isso não significa dar um destaque visual exagerado que beire a poluição visual. Os próximos tópicos explicarão melhor como evitar esse tipo de erro.

5. Imagens de boa qualidade (e com respiros)

Implementar imagens de boa qualidade e de um bom banco de imagens faz toda diferença. Mas lembre-se que nem sempre imagens óbvias irão comunicar melhor.

É muito fácil deixar-se levar por imagens que mostram exatamente o que quer ser vendido. Outras abordagens também são interessantes, como cenários um pouco mais conceituais e abstratos, mas sempre tendo em mente que é essencial saber que tipo de atmosfera você quer passar para o usuário e como você deseja que sua marca seja vista.

Outro ponto que não deve ser esquecido é o espaço que essa imagem irá ocupar no seu criativo. É preciso saber equilibrar bem as fotografias, ilustrações e ícones com a sua mancha de texto — espaço ocupado pela sua caixa de texto — para que a Chamada e o Call To Action não percam seu impacto.

6. Logotipo bem posicionado (se for preciso)

Muitas vezes vai ser preciso implementar seu Logotipo ou apenas seu Símbolo nos criativos. Tome cuidado com essa ação. O seu logotipo é importante? Sim, mas em boa parte dos casos, o destaque maior deverá ser para o restante dos elementos.

Entretanto,  se o seu foco for apresentar a sua marca e propositalmente querer dar foco para ela, aí sim sinta-se à vontade para explorar e testar novas coisas!

7. Alinhamento dos elementos e Grid

Definir uma Grid para seus criativos ou pelo menos saber alinhar todos os elementos contidos nele talvez seja uma das ações mais importantes para uma boa performance!

A grid nada mais é do que uma grade composta por guias verticais e horizontais que vão te auxiliar na hora de organizar cada elemento no seu banner. 

E por que ela é tão importante? Além de dar harmonia e proporções mais exatas ao seu banner, tenha em mente que se ele estiver bem organizado, limpo e funcional, suas chances de passar seriedade e compromisso para o usuário serão maiores.

8. Elementos de apoio e/ou efeitos visuais

Exemplo como algumas formas simples podem deixar o seu criativo mais elegante!

Esses elementos podem não estar óbvios para todos, mas com certeza vão fazer diferença no seu criativo.

Usar um filtro ou um gradiente com as cores da sua paleta para enriquecer as suas imagens ou seu Background é um método bastante utilizado. Ou também alguns doodles, rabiscos ou formas simples que podem dar destaque para seu produto.

Apenas tome cuidado para não abusar desses elementos e efeitos, pois a sua principal função é complementar o seu criativo de forma sutil e elegante.

9. Menos é mais

Nem sempre uma frase com mais palavras significa uma comunicação ou uma mensagem passada com mais clareza. Enxugar o seu texto e pontuar o que é realmente necessário ser dito em palavras é essencial para um bom entendimento do seu banner.

Além disso, lembre-se que o Facebook pode limitar a veiculação do seu anúncio caso ele esteja com excesso de texto. Então, é sempre bom ficar atento à esse ponto!

Tome cuidado também com a legibilidade do seu texto. O que tem atrás dele? Está atrapalhando a leitura? O texto está pequeno demais? Detalhes como esses podem fazer toda diferença no impacto do seu banner e consequentemente na suas conversões.

10. Salvando…

Bom, de nada importa um banner bem feito se no final de todo o processo, ele não for salvo com uma boa qualidade.

Em meio a tantas imagens e anúncios que seu potencial cliente irá se deparar, ter um criativo com as cores vibrantes ou com textos bem nítidos fazem toda diferença! Então nunca se esqueça que ao salvar o seu arquivo, ele deverá estar em PNG, cores em RGB, 72 ppi. Essas atribuições são suficientes e ideais para artes digitais.

Pode ser que você precise diminuir um pouco da qualidade do seu material em alguns casos — um GIF, por exemplo, só é aceito com no máximo 150 kilobytes no Google. Mas isso não significa que na hora de criar, você vai deixar de mão a qualidade da sua arte.

Conclusão

Lembre-se que cada criativo é uma tela em branco pronta para ser preenchida e uma nova oportunidade para sua empresa se destacar de forma positiva no mercado.

Siga esses passos, desperte o lado criativo que há em você e boa sorte!

Confira outros artigos de Marketing Digital em nosso Blog! A seguir, temos um artigo super interessante:

Blog Post: 6 Passos para Escrever Artigos Incríveis 3x Mais Rápido

imagens: lovelypackage.com | moat.com 

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Bitnami