Neste artigo, vamos apresentar um pouco mais sobre a Criteo e como é o processo inicial para ter uma conta de Criteo Ads no seu portfólio de mídia!

Se quiser ter uma visão sobre a Criteo e o Retargeting Personalizado, confia este outro artigo da Pareto.

Afinal, o que é a Criteo?

A Criteo é um canal de programática, que possibilita o usuário anunciar na rede de display do Google, Facebook e mais de 18.000 publishers do próprio canal.

Na imagem abaixo, temos um exemplo de anúncios gerados pela Criteo:

   

Quais são os principais tipos de Campanha?

Customer Acquisition

A campanha de aquisição de consumidores tem o principal objetivo de gerar tráfego para o site identificando potenciais clientes na Rede de Display. Baseado em CPC (Custo por Clique), a campanha busca alimentar o topo do funil e através da inteligência de campanhas do canal em atrair possíveis consumidores para conhecer a sua loja online. Sendo uma campanha com foco em e-commerces.

Dynamic Retargeting

A campanha de remarketing dinâmico tem um funcionamento similar ao do Google Ads. Ela tem como principal objetivo de recuperar o acesso de um possível cliente que já acessou o site na sua jornada de compra. O interessante desta campanha, é que a inteligência do canal é capaz de entender os produtos visualizados pelo usuários e apresentá-los novamente por meio dos criativos dinâmicos.

Chamam-se dinâmicos pelo fato do produto ser alterado dinamicamente, ou seja, se eu visualizei uma camisa branca e você, leitor, uma preta nós seremos impactados pela mesma inteligência de campanha porém com criativos diferentes.

Esta também é uma campanha voltada para e-commerces, visto que os produtos são importados por meio do XML da loja online.

 Mesmo sendo uma campanha de display, onde normalmente o foco é tráfego, devemos ter um olhar mais crítico ao analisar campanhas de Remarketing. Elas devem ser capazes de trazer o usuário novamente para o site, e impactá-lo com uma maior frequência do que na campanha de novos usuários. Assim, é possível ter uma visão estratégica para CPA e ROAS.

Audience Match

A campanha de público personalizado tem como objetivo integrar a inteligência do CRM à personalização das audiência de display. Hoje em dia, dar ao cliente uma experiência personalizada no marketing digital é uma boa prática, que pode não só gerar uma venda, mas em alguns casos, fidelizar um consumidor.

Essa campanha, tem como objetivo complementar a estratégia de remarketing, importando públicos de listas de e-mail e do CRM para melhor direcionar criativos ao tipo de público.

Por exemplo, você poderá trazer clientes que já adicionaram um produto ao carrinho, só que, ao invés de mostrar o produto que ele não comprou, gerar um anúncio com um cupom personalizado de “Frete Grátis”.

Similar a Campanhas de Dynamic Retargeting, pode-se ter uma análise mais criteriosa para a campanha, analisando além do CPC e volume de usuários impactados, métricas como CPA e ROAS.

Apesar da sua ampla utilização para e-commerce, é possível criar este tipo de experiência para clientes de Lead.

 

Quais as vantagens de anunciar na Criteo?

1. Diversificar sua carteira de investimento. 

O Marketing digital tem características similares a uma carteira de investimento na bolsa de valores. Quanto mais diversificado são seus investimentos, pode-se dizer que menor será o risco. Ao ter mais um canal de mídia capaz de impactar novos usuários e até mesmo pessoas que já entraram em contato com o seu negócio, estaríamos reduzindo o ciclo de compra.

2. Atuar onde o Google e o Facebook não chega.

Apesar da sua vasta lista de sites e parceiros, o Google e o Facebook ainda não estão presentes em toda rede de internet aberta. Segundo a Criteo, tem-se que a internet aberta é onde está um número de consumidores tão grande quanto aqueles que passam tempo nos buscadores e mídia social:

3. Personalização dinâmica do Criativo.

Na Criteo, os anúncios têm uma possibilidade de personalização que não é encontrada no anúncio responsivo da rede de display  do Google. Enquanto que o Google melhora a sua experiência com os novos ads para Shopping, a Criteo vem desenvolvendo uma experiência interessante para criativos de display.

Como mostra as imagens acima, é possível ter diferentes layouts, conforme a identidade da marca, incluindo fontes, cores, CTA’s e demais personalizações. Essa variação permite uma capacidade de responsividade em diversos anunciantes da rede, permitindo um maior alcance e personalização da experiência do usuário, potencializando campanhas como a Dynamic Retargeting.

  

Como funciona a cobrança?

A cobrança dos anúncios é pós-paga, logo após o início das campanhas o cliente cadastrado receberá um boleto com o valor do investimento aplicado no canal. 

A Criteo não cobra uma taxa de gestão. Não existe um investimento mínimo, caso as suas campanhas não tenham consumido o budget ou você as tenha pausado, não será realizada nenhuma cobrança adicional.

 

Quero anunciar! Como é o Setup?

O processo de Setup na Criteo tende a demorar cerca de 2 semanas. Se você for cliente Pareto, converse com seu gerente de contas para mais detalhes e para iniciar o Setup. Vamos traçar a melhor estratégia de divisão de orçamento entre as plataformas para você!

A lista a seguir resume todos os passos para o início de trabalho na Criteo:

Passo 1/6

Entrar em contato com o time comercial da Criteo, através do e-mail: [email protected]

Passo 2/6

 Enviar as seguintes informações por e-mail:

  • Número de visitantes únicos no último mês;
  • Taxa de conversão do site;
  •  Qual é a métrica e o valor de mensuração de resultado da campanha (ROAS, CPA… )

Estas informações são necessárias para poder permitir a criação de uma proposta de início de trabalho.

Passo 3/6

Com estes dados, será agendada uma reunião com o time Criteo (uma videoconferência) para alinhamento de expectativa e apresentação das possibilidades de trabalho da Criteo com a estratégia da conta.

Passo 4/6

Em caso de aprovação da proposta, têm-se as etapas de cadastro do cliente, criação da conta de anúncios e por fim o rastreio, ou seja, o cadastro da Tag da Criteo no site. Esse rastreio pode ser feito através do Google Tag Manager (GTM).

Passo 5/6

Logo em seguida, temos a aprovação dos criativos com a equipe de Design da Criteo. Eles enviarão modelos (exemplos) de como seus anúncios vão aparecer. Podem ser modificadas as cores, botões e fontes.

Passo 6/6

Por fim, o Início das Campanhas, com os anúncios sendo exibidos para os clientes segmentados. 

 

Conclusão

Neste artigo, foram apresentados os tipos de campanhas disponíveis na Criteo Ads. Assim, abrir novas possibilidades para seus anúncios em marketing digital, com este novo canal de programática.

As vantagens vão desde a diversificação da carteira de investimento em mídia paga, ampliar o alcance atingindo outros sites parceiros e personalizar criativos conforme identidade da marca.

Se você deseja anunciar na Criteo, poderá seguir os passos de Setup informados acima ou falar com o time Pareto para auxiliar nesse processo.

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