Introdução

Aprenda, neste artigo, a monitorar anúncios da concorrência no Facebook. Monitorar a concorrência é uma estratégia muito aplicada dentro do mundo empresarial. No universo do Marketing Digital, dispomos de diversas ferramentas para isso, umas gratuitas, outras pagas.

Neste tutorial, vamos ensinar uma técnica de como é possível acompanhar os anúncios da concorrência dentro do Facebook Ads de maneira simples e gratuita. E assim, ajudar a definir as melhores estratégias para sua empresa.

Monitorando a Concorrência

O Facebook disponibiliza uma ferramenta muito simples e intuitiva chamada Biblioteca de Anúncios.

A página tem um campo de pesquisa onde qualquer pessoa, com ou sem conta no Facebook, pode explorar as publicidades veiculadas na rede social!

Vamos ao nosso exemplo de Lista de Concorrentes. A dica é bem simples de ser executada. Na página da Biblioteca de Anúncios, selecione a opção Procurar Todos e depois basta digital por “Pareto Group” no campo de pesquisa. Como mostra a imagem a seguir.

Observe que após a busca, aparece uma segunda tela. Nela o Facebook permite que você ordene os anúncios por local em que foram exibidos, por volume de impressões nos últimos dias e até pela plataforma que o anunciante escolheu.

Quais as Vantagens?

Muito interessante, não é? Mas e o que fazer com essa informação?

A nossa primeira dica é: “O meu concorrente tem um anúncio ativo no Facebook Ads”?

Caso nenhum anúncio fique visível, existe uma possibilidade do seu concorrente não fazer este tipo de divulgação. Quem sabe você não pode aproveitar essa informação e iniciar/aumentar o investimento nesta mídia e ganhar uma maior fatia de mercado.

Outra dica é entender como ele faz a divulgação dos anúncios. Neste caso, você deverá investigar de que modo o cliente faz a divulgação dele através do Facebook.

Entenda a forma como ele se expressa para passar as suas principais vantagens, ou os produtos que estão em maior destaque na divulgação. Entenda se ele faz uso de imagens no formato de Banners, Stories, Carrosséis, Posts Patrocinados, etc.

Conclusão

Então, saber como os seus concorrentes atraem a atenção do público é importante para verificar se você está seguindo no caminho certo. Não só de concorrentes regionais diretos, mas também é possível buscar empresas que atuem no mesmo segmento em outros países, como benchmarking.

Com essas informações, você poderá montar a sua própria estratégia na hora de criar suas artes e textos. E até mesmo repensar em como apresentar o seu produto no mercado e a quais deles dar mais destaque.

Esperamos ter ajudado com essa dica rápida! =)

 

Confira estes outros artigos que preparamos para você:

O que é o Business Facebook?
Políticas de Publicidade do Facebook

Quais são os formatos de anúncios para Facebook Ads?

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Bitnami